Voltar

Apoio Projeto Voleibol

Apoio Projeto Voleibol

Unimed Varginha valoriza a prática do esporte

Apoio Projeto Voleibol

Unimed Varginha valoriza a prática do esporte

21 Outubro 2010


Praticar esportes é uma recomendação básica para quem quer manter o corpo e a mente sãos. E isso vale não só para os adultos, como também para as crianças e jovens, que além destes benefícios, aprendem valores como humildade, cooperação, sociabilidade e disciplina, podendo, inclusive, descobrir uma vocação. É por estes motivos e também por valorizar a vida, que a Unimed Varginha patrocina três projetos de voleibol, sendo dois em Varginha e um em São Gonçalo do Sapucaí, que também é área de atuação da Singular.

Em Varginha, o projeto de vôlei desenvolvido pela Prefeitura atende cerca de 600 meninas com idades entre oito e 17 anos que estão distribuídas em seis núcleos de treinamento. Segundo o técnico e coordenador do projeto, André Pereira, o trabalho é iniciado com o ensino das regras do esporte. “A partir daí, elas iniciam torneios entre os núcleos e competições que acontecem em nossa área. Aquelas que mais se destacam, entram para a seleção de vôlei da cidade”, explica André. É o caso da atleta Patrícia Tomé, de 15 anos, que foi campeã brasileira por Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares (Brasileiro entre Escolas).

Projeto semelhante ao de Varginha que também recebe o apoio da Unimed, é desenvolvido em São Gonçalo do Sapucaí. Lá, as meninas de oito a 16 anos, divididas nas categorias Iniciante, Pré-Mirim, Mirim e Infantil, treinam de segunda a sábado e também participam de campeonatos regionais. “Nosso objetivo é preencher o tempo ocioso delas com a prática do voleibol. E nós temos colhido bons frutos com isso, pois conquistamos o 2° lugar no JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais), 5° lugar com a equipe Infantil no JOJU (Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais) e estamos nas finais da LIDARP (Liga Desportiva do Alto do Rio Pardo) também com a equipe Infantil”, enumera Luke Ribeiro Brito, professor de Educação Física e técnico dos times de São Gonçalo do Sapucaí.


E como a prática do esporte não tem idade, quem faz bonito em Varginha também são as atletas do time de Vôlei Máster Feminino. Com idades variando entre 48 a 50 anos, elas são tricampeãs da Copa Sul Minas de Voleibol Máster. A porta voz do time, Sandra Leopoldina Rasvl Baroncelli, diz que os treinos acontecem toda terça-feira, no ginásio do VTC. “Nosso próximo desafio é a 7ª Copa Sul Minas que vai acontecer em novembro, reunindo times de vários lugares do Brasil”, conta ela. Sobre o apoio da Unimed Varginha, Sandra ressalta que a importância vai além de valorizar a terceira idade. “Acredito que nós somos exemplos para os jovens demonstrando a eles que não existe idade para acreditar em um sonho e para fazer o que gosta”, conclui.




Cristiane Souza

Fonte: Cristiane Souza