Voltar

Em São Lourenço, Unimed testa glicemia capilar da comunidade.

Em São Lourenço, Unimed testa glicemia capilar da comunidade.

Em São Lourenço, Unimed testa glicemia capilar da comunidade.

12 Novembro 2010

No dia 14 de novembro, será comemorado o Dia Mundial do Diabetes, um evento global que reúne milhões de pessoas em mais de 160 países para melhorar o cuidado e a prevenção do diabetes. O foco da campanha é chamar o público em geral para controlar sua saúde e bem-estar, prevenindo e controlando o diabetes.


Este ano, a campanha iniciou mais cedo em todo o mundo, com uma semana de atividades: 7 a 14 de novembro. Em São Lourenço, a Unimed Circuito das Águas programou testes gratuitos de glicemia para a população desde o último domingo, culminando com um grande simpósio no sábado, 13 de novembro. Até a quinta-feira, 11/11, 300 pessoas já haviam passado pelo teste gratuito, verificando o nível de açúcar no sangue.

A surpresa de quem encontra resultados alterados confirma a porcentagem da população que tem a doença sem saber: metade dos diabéticos não tem conhecimento sobre sua condição, diz a Federação Internacional de Diabetes, sendo que nos países em desenvolvimento estes índices chegam a 80%.

O alerta é importante, assim como aprender a controlar o diabetes tipo 2, que em alguns casos pode até dispensar medicação, seguindo orientações médicas para a dieta e prática de exercícios físicos.

No Simpósio Diabetes e Qualidade de Vida, no sábado, isso poderá ser comprovado através de palestras, cozinha experimental e o Big Blue Test (teste que mede a glicemia antes e após uma sequência de atividades físicas). O evento vai contar também como uma Oficina do Pé Diabético para orientar e examinar os participantes do evento.

A importância de aprender mais sobre a doença poderia ser resumida em duas palavras: prevenir complicações. O diabetes não controlado pode levar a sérias consequências, como perda da visão, problemas renais e neurológicos, impotência sexual e amputações de pés e pernas.

No domingo 14, alguns prédios da cooperativa também estarão iluminados de azul para marcar a data, assim como importantes monumentos e outras edificações em todo o mundo. Também chamado de Dia Azul, o Dia Mundial do Diabetes deve contar até mesmo com o apoio dos estádios de futebol, por solicitação da Sociedade Brasileira de Diabetes. A proposta é divulgar o círculo azul, símbolo da campanha, durante alguns jogos importantes de domingo. O símbolo já invadiu também as redes sociais, pois é possível que os internautas apoiem a data através de uma campanha criada no Twibbon (site destinado à promoção de causas em redes sociais), que permite inserir um círculo azul nos avatares do Twitter e do Facebook.


Mônica Fernandes

Fonte: Mônica Fernandes