Voltar

Equipe de Enfermagem da Unimed Poços participa de Workshop sobre urgência

Equipe de Enfermagem da Unimed Poços participa de Workshop sobre urgência

Equipe de Enfermagem da Unimed Poços participa de Workshop sobre urgência

6 Abril 2011

Cerca de 90 pessoas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Unimed Poços, e alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, participaram, dias 2 e 3 de abril, do 1º Workshop sobre Urgência. O evento foi organizado pela equipe de enfermeiros do Pronto Atendimento do Hospital da Unimed Poços, com o apoio do Departamento de Enfermagem e da Administração da Cooperativa, e ministrado pelo médico intensivista Ed Wilson, plantonista da Unimed e coordenador do Samu, e por seus técnicos de enfermagem. Eles ministraram treinamentos sobre urgência e emergência de politraumatizados, RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e técnicas de imobilização e de transporte de pacientes.

“O Workshop marcou o início da primeira etapa do processo de implantação do Protocolo de Manchester no Pronto Atendimento”, explicou Daniela Tavares da Silva, enfermeira da Unimed Poços e uma das organizadoras do evento. “E foi muito bom”, completa Edson Donizetti Moura, técnico de Enfermagem do Pronto Atendimento. “Os novos conhecimentos que adquirimos serão muito úteis no nosso dia a dia, e começou a nos qualificar para utilizarmos o Protocolo”.

Para o médico Ed Wilson, a iniciativa de se promover este Workshop foi excelente, pois a capacitação é fundamental no atendimento de urgência e emergência. “Quanto mais conhecimento o profissional tiver acesso melhor será a qualidade no atendimento ao paciente”.

O que é o Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é uma metodologia que permite identificar, de forma rápida e objetiva, os pacientes que precisam ser atendidos com prioridade na urgência. Implementada em Manchester, Inglaterra, em 1997, e aplicada em vários países, como Portugal, Suécia, Holanda e Espanha, esta metodologia se utiliza de uma escala de cores que identifica o real grau da urgência e o quanto o paciente pode esperar.


Ana Luisi

Fonte: Ana Luisi