Voltar

Higienização das mãos é tema de campanha na Unimed Poços

Higienização das mãos é tema de campanha na Unimed Poços

Higienização das mãos é tema de campanha na Unimed Poços

20 Maio 2014
Estima-se que, no Brasil, cerca de 100 mil pessoas morra, por ano, de infecção hospitalar. E os altos números não são exclusividade nacional: nos Estados Unidos, por exemplo, surgem pelo menos 1,7 milhão de infecções anuais resultando em cerca de 100 mil óbitos; na Europa são registradas 4,5 milhões infecções, que provocam ao menos 37 mil mortes por ano.

Estas infecções prolongam o tempo de internação, aumentam os custos hospitalares e as taxas de mortalidade, além de contribuir para o sofrimento vivenciado pelo paciente e seus familiares.

Entre os fatores que contribuem para o aumento dos casos de infecção hospitalar está o consumo excessivo de antibióticos pela população e o controle e profilaxia ineficientes por parte dos hospitais. No segundo fator, a higienização correta das mãos é uma das medidas mais importantes.

Visando reforçar a conscientização da equipe do Hospital, a Unimed Poços promoveu, nos dias 6 e 7 de maio, a campanha “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento marcou o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no dia 5 de maio.

Foram realizadas atividades lúdicas, como jogos e visita às áreas de colaboradores fantasiados de bactérias, orientações sobre os momentos de higienização das mãos e prática para observação da limpeza adequada das mãos, direcionadas a enfermeiros, médicos, equipes da lavanderia, nutrição e dietética, farmácia hospitalar e administrativo, além de pacientes e seus acompanhantes.

“A higienização das mãos é uma prática simples e a principal ferramenta no controle das infecções relacionadas à assistência a saúde”, destacou o médico infectologista Mário Krugner Lopes. “Um dos objetivos desta campanha foi sensibilizar quanto a necessidade e a importância desta prática no ambiente hospitalar”.

“Buscamos disseminar informações sobre a higienização das mãos a todos os colaboradores do Hospital, aumentando, assim, a adesão a esta prática”, completou Neireana Florêncio Vieira, enfermeira especialista em controle de infecção relacionado à assistência à saúde.

Para Talita Marcela Lorendo, técnica de Enfermagem do SOL (Serviço de Orientação no Lar), o evento foi muito bom para testar se estamos fazendo certo. “A perfeita higienização das mãos garante não só a saúde do paciente, como também a nossa”, destacou.

Michele Cristina de Oliveira, técnica de Enfermagem da Central de Material Esterilizado, concorda com Talita e reforça: “Reciclagem é sempre muito bom”, diz. “Lavamos nossas mãos mais de 300 vezes por dia e temos que nos lembrar que este ato não pode ser mecânico, mas sim executado com todo o cuidado e conforme as normas”.

A campanha de higienização das mãos foi promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Unimed Poços (SCIH), que é formado pelo médico Mário Kugner Lopes; a enfermeira Neireana

Florêncio Vieira, e a técnica de Enfermagem Thuanny Santa Marina de Oliveira, com a parceria dos setores de Qualidade (Willian Félix, Flávio Henrique Vieira Bertoni e Eliane Felix Prado, Psiciologia Hospitalar (Patrícia Marques) e Enfermagem (Marlene Cristina dos Santos).

Ana Luisi

Fonte: Ana Luisi