Voltar

Projeto Unimed Amiga da Escola implanta atividades de Educação Ambiental

Projeto Unimed Amiga da Escola implanta atividades de Educação Ambiental

Além das ações visando a prevenção da gravidez precoce, de doenças sexualmente transmissíveis e do uso de drogas, serão também desenvolvidas atividades de educação ambiental para as crianças e adolescentes das escolas atendidas pelo projeto Unimed Amiga da Escola.

Projeto Unimed Amiga da Escola implanta atividades de Educação Ambiental

Além das ações visando a prevenção da gravidez precoce, de doenças sexualmente transmissíveis e do uso de drogas, serão também desenvolvidas atividades de educação ambiental para as crianças e adolescentes das escolas atendidas pelo projeto Unimed Amiga da Escola.

8 Novembro 2010

A inauguração do projeto Vivências Socioambientais, no dia 4 de novembro, possibilitou à Cooperativa desenvolver mais uma atividade para os alunos das escolas atendidas pelo Unimed Amiga da Escola: a educação ambiental. A primeira turma a participar dessa atividade foi de alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

O projeto Vivências Ambientais é resultado da parceria entre a Emater-MG, a Unimed Poços, o DMED – Departamento Municipal de Eletricidade Distribuição, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal de Minas Gerais, e será desenvolvido no Cema – Centro de Excelência em Meio Ambiente – instalado na Unidade de Conservação Rio das Antas. Para viabilizá-lo, as árvores dos Bosques da Biodiversidade foram identificadas com placas, onde constam o nome popular e científico, a origem e a época de floração e semente.


“A qualidade de vida das pessoas depende da conservação da grande variedade de espécies animais, vegetais e microorganismos, e só se conserva aquilo que se conhece e ama”, destaca José Câmara, gerente da Emater – MG – Unidade VERdeMINAS (Poços de Caldas). “Por meio de dinâmicas, queremos que as crianças e adolescentes conheçam melhor a nossa biodiversidade e se tornem agentes importantes no trabalho de conscientização e conservação”.

Para a médica Tânia Maran Magalhães, diretora da Unimed Poços, a inserção da educação ambiental nas atividades do Projeto Unimed Amiga da Escola faz parte das ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Cooperativa, visando a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. “Internamente, já temos vários projetos com esse foco, como o Unimed Proteção Ambiental, que cuida do gerenciamento dos resíduos de saúde e da coleta seletiva de lixo”, explica. “Para a comunidade, temos os projetos de apoio às Cooperativas de Catadores e Coleta Seletiva (Ação Reciclar Poços) e a de Reciclagem de Gorduras e Óleos Residuais (Coopergore), de preservação de praças e áreas verdes da cidade e de instalação de equipamentos de ginástica na avenida João Pinheiro”.

“Este trabalho é de altíssimo alcance social”, comenta Ronaldo Ferreira Muniz, gerente de Distribuição da DMED. “Mantemos produção de energia nos arredores e por isso apoiamos os projetos, não só no sentido de preservar, mas também de propiciar educação aos jovens que visitam esse espaço”.

O trabalho de educação ambiental foi considerado excelente pelos professores da Escola Wilson Hedy Molinari. “A nossa escola tem um currículo diferenciado na área ambiental”, conta Angelina Xavier Figueiredo, professora do 2º ano do Ensino Fundamental. “O que os alunos ouviram e aprenderam na escola, eles vivenciaram aqui na Unidade de Conservação”.

Sobre o Cema

Inaugurado em janeiro de 2009, o CEMA - Centro de Excelência em Meio Ambiente -, foi instalado em Poços de Caldas por meio de convênio entre o DME Distribuição e a Emater-MG. O local tem como objetivo utilizar a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Rio das Antas (RPPN – Rio das Antas) como referência no desenvolvimento de projetos de educação ambiental destinados à comunidade e visitantes. O CEMA em Poços de Caldas é a quinta unidade do projeto em Minas Gerais

Sobre a Unimed Poços

Fundada em 5 de dezembro de 1991, a Unimed Poços está, atualmente, entre as maiores empresas da cidade, e oferece aos seus clientes e médicos cooperados uma infraestrutura completa para atendimento médico e hospitalar.

Sinônimo de qualidade em saúde, a Unimed Poços possui uma carteira de mais de 60 mil clientes – cerca de 30% da população de Poços de Caldas – 215 médicos cooperados, centenas de laboratórios e clínicas credenciadas e uma equipe de 300 funcionários diretos e mais 100 indiretos, e atende, anualmente, mais de mil pessoas em seus projetos sociais.


Priscila Pompeu Silva Lopes