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Prontomed Humanitas Unimed vai implantar a classificação de risco nos atendimentos

Prontomed Humanitas Unimed vai implantar a classificação de risco nos atendimentos

Pronto-atendimento será o segundo no Sul de Minas a trabalhar com o Protocolo de Manchester

Prontomed Humanitas Unimed vai implantar a classificação de risco nos atendimentos

Pronto-atendimento será o segundo no Sul de Minas a trabalhar com o Protocolo de Manchester

29 Julho 2011

A polêmica questão do excesso na procura dos serviços de urgência e emergência ultrapassa a esfera pública e atinge também os serviços privados de pronto-atendimento. O assunto também é pauta de diversas pesquisas nacionais e internacionais que constatam, entre outros fatores, a questão cultural, uma vez que é prático ir ao pronto socorro e resolver rapidamente o problema. Esta realidade causa superlotação e pode prejudicar os atendimentos de urgência e emergência, que são a real razão de existência destes locais.

Pensando nesta questão e também em trazer mais benefícios aos clientes da Unimed Varginha, o Prontomed Humanitas Unimed promove a implantação do atendimento baseado no Protocolo de Manchester, ou seja, uma classificação de risco, o que não pressupõe exclusão de atendimento, mas sim, estratificação de prioridade no atendimento médico em pronto-socorros. Com essa medida, ele será o segundo no Sul de Minas a trabalhar com o Protocolo de Manchester, que também é utilizado em um hospital de Passos.

Esta classificação de prioridades é realizada por uma identificação feita através de cores que correspondem a graus de sintomas ou sinais clínicos, sendo:

- Vermelho: atendimento emergente e imediato, caracterizado por traumas com lesões de único ou múltiplos sistemas, que caracterizam risco de vida ou sofrimento intenso ao paciente.

- Laranja: atendimento muito urgente, caracterizado por infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros.

- Amarelo: atendimento urgente, caracterizado por pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros. O tempo de espera neste caso é de até 1h.

- Verde: atendimentos de menor urgência, caracterizados por febre, vômitos, dor leve, entre outros. Tempo de espera de até 2h.

- Azul: atendimentos não urgentes, caracterizados por controle da hipertensão e diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros. O tempo de espera pode chegar até 4h.

Segundo Bárbara Lopes de Brito Torres, coordenadora de capacitação e implantação do Grupo Brasileiro de Acolhimento com Classificação de Risco, os benefícios trazidos pelo Protocolo de Manchester vão desde a organização do fluxo do hospital, com definições de áreas de atendimento, até a diminuição do risco clínico dos pacientes. Além disso, ele possibilita conhecer o perfil de pessoas que buscam atendimento no pronto-socorro. “E de certa forma, a médio e longo prazo, este tipo de classificação de risco educa os pacientes que passam a conhecer as cores e o que elas representam e, se por ventura ele souber que é classificado como ‘verde’, vai entender que o tempo de espera do atendimento será um pouco maior”, explica ela.

O primeiro passo para a implantação do Protocolo de Manchester no Prontomed acontece nos dias 29 e 30 de julho, com o treinamento realizado pelos profissionais do Grupo Brasileiro de Acolhimento com Classificação de Risco para os médicos plantonistas e enfermeiros atuantes no Prontomed. Este treinamento, que acontecerá no Hotel Class, caracteriza na certificação que dá o direito de trabalhar com o Protocolo de Manchester.


Mais informações:

Renata Mazzeu – Coordenadora do Prontomed Humanitas Unimed – 3223-5248, 3222-6733 ou 2106-4632

Bárbara Lopes de Brito Torres - Coordenadora de capacitação e implantação do Grupo Brasileiro de Acolhimento com Classificação de Risco – (31) 3568-0747 ou (31) 8497-4569


Cristiane Souza

Fonte: Cristiane Souza