Voltar

Unimed Circuito das Águas trabalha prevenção à AIDS no carnaval

Unimed Circuito das Águas trabalha prevenção à AIDS no carnaval

Unimed Circuito das Águas trabalha prevenção à AIDS no carnaval

20 Fevereiro 2013

Não somente a AIDS, mas diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) foram temas abordados durante a campanha de carnaval da Unimed Circuito das Águas, com o objetivo de combater o crescimento da incidência de DSTs na região, principalmente entre os jovens.

A campanha foi iniciada na terça-feira, 05/02, com uma palestra do Dr. Fabricio Dionello, coordenador entre 2007 e 2011 do SAE - Serviço de Assistência Especializada em HIV, AIDS e Hepatites virais do município de São Lourenço. A palestra foi realizada para colaboradores da Unimed no Centro de Treinamento e Educação Corporativa. Dr. Fabricio alertou para a importância da prevenção, apresentando as consequências desastrosas para a saúde do homem e da mulher infectados com qualquer DST. No caso da AIDS, o médico falou sobre o atual cenário da doença, que pode se manter silenciosa por muitos anos, o que não impede a transmissão do vírus HIV. Segundo Dr. Fabrício, hoje é muito fácil fazer gratuitamente os exames que detectam essas doenças pelo SUS, no próprio Serviço da Secretaria de Saúde de São Lourenço (SAE). No entanto, por vergonha ou medo, muitos não fazem os testes. O uso do preservativo no ato sexual, avisa o médico, torna-se, por isso, ainda mais importante para garantir segurança e saúde.

Falar sobre este assunto nas escolas, para o público adolescente, foi outra estratégia da campanha para alertar o público jovem sobre os perigos do sexo sem proteção. Na quarta e quinta-feiras, a equipe do Espaço Saúde Unimed ministrou palestras na Escola Estadual Manoel Dias Ferraz, para as turmas do último ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio.

 

A Psicóloga Janaina Silva e a Enfermeira Tássia Lopes falaram para as meninas. Já os meninos assistiram à palestra ministrada pelo Dr. Rony Vilas Boas, Coordenador do Espaço Saúde Unimed e os educadores físicos Cristiano Soares e Jhackson Furlani. O tema não é novidade. Apenas 11,64% dos estudantes afirmaram não conhecer o assunto DST/AIDS. Mas as perguntas ao final das palestras demonstraram a curiosidade dos jovens, assim como mitos ainda existentes e as barreiras para enfrentar a questão. “Muitos jovens não encontram espaço dentro de casa para conversar com os pais sobre sexo, mas a família pode ser a maior aliada do jovem na promoção de sua saúde nesta fase da vida”, diz a Psicóloga Janaína.

Na sexta-feira de carnaval, o público abordado foi a comunidade em geral, moradores e turistas que passavam o carnaval em São Lourenço. Além de divulgar a prevenção à AIDS/DST através de folhetos, a equipe do Espaço Saúde distribuiu preservativos no calçadão, cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. O público abordado afirmou já conhecer o assunto, mas a timidez em aceitar o preservativo ainda foi notada, em todas as faixas etárias abordadas.

Depois de tanta informação sobre saúde, no final de semana foi hora de praticar de forma saudável a alegria do carnaval. O Bloco da Saúde, formado por clientes e colaboradores da Unimed, desfilou pelo centro da cidade na noite de sábado, acompanhado por bateria e carro de som e com direito a abadá e porta-bandeira.


Mônica

Fonte: Mônica