Voltar

Unimed e ONGs ambientais se tornam parceiras para neutralização de carbono através do plantio de árvores

Unimed e ONGs ambientais se tornam parceiras para neutralização de carbono através do plantio de árvores

Unimed e ONGs ambientais se tornam parceiras para neutralização de carbono através do plantio de árvores

6 Abril 2015

  

 

Uma parceria formada para neutralizar as emissões de carbono da Unimed Circuito das Águas está dando muito certo em Itamonte e Itanhandu. As 1.659 mudas de árvores compradas pela Unimed para compensar as emissões de CO2 da cooperativa estão sendo plantadas, em parte, com a ajuda da rede municipal de ensino das duas cidades, incluindo aulas de educação ambiental para as crianças do Ensino Fundamental.

 

Em Itamonte, mais uma etapa do plantio foi realizada no dia 01/04, na fazenda sede do Instituto Alto Montana da Serra Fina, parceiro da Unimed na neutralização. Na sede da organização, as crianças do 6º ano da Escola Municipal Pe. Dr. João Scotti assistiram a uma aula de meio ambiente ministrada pelo agrônomo Paulo Pêgas, funcionário do Instituto. Depois fizeram o plantio de mudas de árvores frutíferas características da Mata Atlântica da Serra da Mantiqueira.

 

Além de plantar as mudas na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da organização, o Instituto Alto Montana fará o monitoramento do crescimento das árvores durante dois anos, enviando relatórios periódicos à Unimed.

 

A Reserva faz parte da APA da Serra da Mantiqueira (Área de Preservação Ambiental) e ainda preserva uma grande biodiversidade de flora e fauna da região, incluindo lobos-guará, onças e jaguatiricas.

 

Em Itanhandu, também na Serra da Mantiqueira, a parceria foi fechada com o Instituto Superação, que plantou 500 mudas em área que havia sido degradada por queimadas no ano passado. O Instituto Superação também estimula a participação das escolas de Itanhandu no plantio e ainda tem um projeto de educação ambiental que envolve a Secretaria Municipal de Educação. O Instituto Superação vai monitorar o crescimento das árvores durante três anos, como parte da parceria com a Unimed.

 

A neutralização de carbono realizada pela Unimed Circuito das Águas é uma forma de compensar a natureza pela utilização de recursos em nossas atividades, como a energia elétrica e a queima de combustíveis, que resultam em emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2). O sequestro de carbono pelas árvores no processo de fotossíntese ajuda a manter o equilíbrio do meio ambiente.


Mônica Fernandes

Fonte: Mônica Fernandes