Voltar

Unimed Machado promove Dia de Cooperar na Casa do Menor

Unimed Machado promove Dia de Cooperar na Casa do Menor

Unimed Machado promove Dia de Cooperar na Casa do Menor

22 Setembro 2010

A Unimed Machado promoveu dia 14/09/2010 na Casa do Menor (Associação Mariana de Acolhimento à Criança e Adolescente de Machado), o Dia de Cooperar, com as crianças e adolescentes assistidas pela entidade.

O pediatra Dr. Antonio Machado Dias, diretor financeiro da cooperativa, foi o médico voluntário que participou do dia na casa, conhecendo as crianças e adolescentes e estruturando, inclusive, pastas com dados particulares de cada um, para facilitar a avaliação e o acompanhamento da saúde desses internos, nas visitas periódicas que pretende fazer ao local.

O Dia de Cooperar também foi marcado pelas presenças da coordenadora de Educação Infantil da Creche Vovó Iracema, Aparecida de Fátima Gonçalves, e da professora Andreza Meloto Costa, também da creche. As duas profissionais voluntariamente participaram do dia, envolvendo os meninos no Cantinho da Leitura – espaço inaugurado pela Unimed Machado, neste mesmo dia, a fim de incentivá-los à leitura, bem como a afinidade com os livros. “Nós decoramos um cantinho com tapete, almofadas e organizamos os livros que foram doados à entidade por cooperados e colaboradores da cooperativa, em uma estante e também em uma cesta, com o objetivo de despertar a curiosidade deles e motivá-los para a leitura”, explica Sara Felix Costa Lima, colaboradora responsável pelos projetos sociais da Unimed Machado.

Segundo Sara Felix, as voluntárias participaram não apenas contando histórias, como também usando vestimentas de acordo com os personagens, o que chamou ainda mais atenção das crianças e adolescentes.

Como cooperativa socialmente responsável, a Unimed Machado mantém atualmente, um projeto socioeducativo na casa, trabalhando com essas crianças, aulas de canto coral e instrumentos uma vez por semana, como meio de promover a cidadania, a educação e o respeito ao meio ambiente através da música. “As atividades realizadas no Dia do Cooperar acabarão se tornando parte do projeto, já que ajudaremos também no que diz respeito à atenção à saúde desses meninos e ao incentivo à leitura”, ressalta a colaboradora.

O Dia do Cooperar é uma iniciativa do Sistema Ocemg/Sescoop-MG que conta com o apoio e a participação das cooperativas mineiras. A intenção é incentivar a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

A Unimed Machado agradece a todas as pessoas que dedicaram seu tempo e seu trabalho para a realização desse dia tão especial junto a cooperativa. Unidos, com certeza, podemos ir mais longe.



Ana Carolina Araújo

Fonte: Ana Carolina Araújo