Voltar

Unimed Poços abre as comemorações do seu 25º aniversário

Unimed Poços abre as comemorações do seu 25º aniversário

Com a inauguração da Galeria dos Presidentes, a Unimed Poços inicia as celebrações dos 25 anos de fundação da Cooperativa.

Unimed Poços abre as comemorações do seu 25º aniversário

Com a inauguração da Galeria dos Presidentes, a Unimed Poços inicia as celebrações dos 25 anos de fundação da Cooperativa.

24 Fevereiro 2016

          

Camilo e Maria Cristina Granato, filho e esposa do médico Carlos Granato; Paulo e Marisa Januzzi, Maria Cecília e Benjamim Posso

 

 

O ano de 2016 será muito especial para a Unimed Poços, que completará 25 anos de fundação. Abrindo oficialmente as comemorações, foi inaugurada nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a Galeria dos Presidentes, um reconhecimento àqueles que ajudaram a construir a história de sucesso da Cooperativa e, por meio deles, todas as diretorias.

 

A Unimed Poços é fruto de um sonho de 88 médicos idealistas, que, em 5 de dezembro de 1991, se reuniram na Associação Médica de Poços de Caldas para criarem uma empresa que possibilitasse trabalho digno e ético aos médicos e atendimento humano e de qualidade aos seus clientes, baseados nos princípios do Cooperativismo. Ao longo destes 25 anos, a Unimed Poços se transformou em referência no atendimento médico hospitalar da região e uma das mais sólidas do Sistema Unimed, oferecendo aos seus clientes uma completa infraestrutura médico-hospitalar.

 

Este sucesso deve-se ao empenho das diretorias, que apoiadas pelos cooperados, conseguiram superar todos os desafios e consolidar a cooperativa no mercado de saúde suplementar, cada vez mais exigente e normativo.

 

O início

 

Eleita durante a Assembleia de criação da Unimed Poços, a primeira diretoria foi formada pelos médicos Carlos Granato (diretor Presidente), Jason de Lima Cruz (diretor Financeiro) e Paulo Cesar Januzzi de Carvalho (diretor Administrativo). Em 1996, Tânia Maran Magalhães assumiu a Diretoria Financeira.

 

Médico radiologista, Carlos Granato sempre foi um idealista e inovador. Liderança entre os colegas médicos, primava pela transparência e espírito aglutinador. Durante os oito primeiros anos, a Unimed Poços se firmou, atraiu novos cooperados, iniciou a formação de sua carteira de clientes e parcerias com empresas prestadoras, e implantou o Pronto Atendimento. Em março de 1999, assinou a compra do terreno que, futuramente, abrigaria a sede e o Hospital, o primeiro grande marco da Cooperativa.

 

“Nos oito anos em que esteve à frente da Unimed Poços, ele se dedicou quase que integralmente à Cooperativa”, conta a viúva Maria Cristina Ferreira da Rosa Granato. “Foram anos difíceis, de muitos desafios e grandes aprendizados, que permitiu a afirmação e o crescimento da Unimed Poços, de forma correta e íntegra”.

 

Em novembro de 1999, Carlos Granato faleceu, sendo substituído pelo diretor Administrativo, Paulo César Januzzi de Carvalho. Na diretoria Administrativa, assumiu Benjamim José Marchi Posso, que era membro do Conselho de Administração.

 

O crescimento

 

Depois um período interino, Paulo Cesar Januzzi de Carvalho  foi eleito presidente em 2000. Na sua gestão, teve o apoio dos diretores Benjamim José Marchi Posso, Administrativo; Tânia Maran Magalhães, Financeira, e José Júlio Balducci, de Recursos Próprios.

Nestes 14 anos, a Unimed Poços consolidou seu crescimento.

 

Foram construídas a Sede, o Pronto Atendimento e o Hospital, que passou por duas ampliações neste período, transformando-se de hospital dia para geral e depois para alta complexidade; realizados investimentos em equipamentos de alta tecnologia para a realização de exames e cirurgias e implantada a farmácia.

 

Também foram iniciados os programas de Responsabilidade Social, com ações desenvolvidas para a comunidade, e de Medicina Preventiva, direcionadas aos clientes.

 

Os grandes legados desta gestão, além das obras, foram a viabilização econômica da Unimed Poços e os investimentos na modernização da gestão administrativa, que culminou com o início do processo de certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

 

O trabalho desenvolvido foi reconhecido pelo Sistema Unimed. Paulo Januzzi foi presidente da Intra Federativa das Unimeds do Sul de Minas e, hoje, ocupa importante Diretoria na Central Nacional Unimed.

 

“Estive por 21 anos na Diretoria da Unimed Poços, com muito orgulho, e ainda continuo, como membro do Conselho de Administração”, destaca Paulo Cesar Januzzi de Carvalho. “Para superar todos os desafios, dediquei-me não apenas à administração, mas também à busca de conhecimentos sobre gestão e cooperativismo de saúde. Quando olho para trás, tenho a sensação de dever cumprido”.

 

A consolidação

 

Em fevereiro de 2014, depois de quase um ano à frente da Unimed Poços, Benjamim José Marchi Posso, médico ortopedista, foi eleito presidente para a gestão 2014/2018, com os médicos: José Antônio Corigliano, diretor de Integração e Mercado; Tânia Maran Magalhães, diretora de Controle, e José Júlio Balducci, diretor de Recursos Próprios.

 

Nesses dois anos, a Unimed Poços iniciou o processo de consolidação, sendo marcado por várias conquistas: a Certificação ONA (Organização de Acreditação Hospitalar) – nível 1 –, iniciando uma nova fase de excelência no atendimento do nosso Hospital, com início da preparação para a Certificação Nível 2, e a implantação dos Serviços de Cuidados Paliativos.

 

Em 2015 (ano base 2014), a Unimed Poços conquistou a sua maior nota no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): 0,8802. Foi a operadora com melhor nota no Sul de Minas; no Sistema Unimed ficou em segundo em Minas Gerais e em sexto no país, entre as que possuem de 20 mil a 100 mil clientes.

 

No final de 2015, iniciou mais uma ampliação do Hospital, prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2016. Serão ampliadas as alas 200 e 300, que aumentará de 44 para 54 o número de apartamentos.

 

“Sinto-me realizado com todas as conquistas da Unimed Poços e acredito que, nesses anos, seja como membro do Conselho de Administração ou da Diretoria, sempre procurei fazer o melhor pela Cooperativa”, ressalta Benjamim Posso. “Não me arrependo de nada e faria tudo novamente, pois tenho o maior prazer com o meu trabalho e, quando a gente gosta do que faz, trabalha feliz”.

 

Sobre a Unimed Poços:

 

Fundada em 5 de dezembro de 1991, a Unimed Poços é uma cooperativa de saúde e integra o Sistema Unimed;


Possui 242 médicos cooperados; um hospital próprio, certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) – Nível 1; uma farmácia e extensa rede de serviços credenciados (laboratórios, hospitais e clínicas);


A Unimed Poços está presente em seis cidades: Poços de Caldas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas e Campestre - com cerca de 36 mil clientes próprios e mais 25 mil de outras Unimeds - e figura entre as cinco maiores empresas de Poços de Caldas;


A Cooperativa gera 439 empregos diretos e quase uma centena de indiretos, e destaca-se como empresa socialmente responsável, pelos programas/ações desenvolvidas para a comunidade.

 

Sobre o Sistema Unimed:

 

Maior cooperativa de saúde do mundo;
351 cooperativas, com abrangência em 84% do território nacional;
115 mil médicos cooperados e 20 milhões de clientes;
Gera 95 mil empregos diretos.

 


Ana Luisi

Fonte: Ana Luisi