Voltar

Unimed Poços promove o 1º Simpósio de Cardiologia em Enfermagem

Unimed Poços promove o 1º Simpósio de Cardiologia em Enfermagem

Unimed Poços promove o 1º Simpósio de Cardiologia em Enfermagem

15 Julho 2013

Equipe organizadora e palestrantes do Simpósio: Giselle Justo; os médicos Ricardo de Melo, Carlos Heitor N. de Carvalho e Eduardo Infante Januzzi; Carlos César Barbosa; Sidilene de Paulo; Ricardo Ferreira e Adriana Andrade

As doenças cardiovasculares matam cerca de 17 milhões de pessoas no mundo. O Brasil está entre os 10 países com maior índice de mortalidade por doenças cardiovasculares – cerca de 30% das mortes no país. Para reduzir este índice, além das campanhas de prevenção é necessário o investimento na capacitação dos profissionais responsáveis pelo atendimento das intercorrências decorrentes das doenças cardiovasculares. Um exemplo é a equipe de enfermagem, que atua no cuidado direto ao paciente e, muitas vezes, depara-se com situações de urgência e emergência, onde é imprescindível um atendimento ágil e diferenciado.

Foi pensando nisto que a Unimed Poços promoveu, dias 5 e 6 de julho, o 1º Simpósio de Cardiologia em Enfermagem. O evento foi organizado pelas enfermeiras Adriana de Souza Andrade e Giselle Justo, com o apoio da equipe de Enfermagem do Hospital Unimed e em parceria com o médico cardiologista Carlos Heitor Neves de Carvalho. O evento foi direcionado aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Cooperativa e de outras unidades de saúde de Poços de Caldas e região, além de alunos de cursos de Enfermagem.

O evento foi aberto com uma emocionante apresentação da Orquestra da Polícia Militar e as boas-vindas do médico Benjamim J. Marchi Posso, presidente da Unimed Poços. Durante os dois dias foram realizadas palestras sobre Complicações decorrentes de arritmia, Atuação da equipe de enfermagem frente às emergências cardiológicas, Fisiopatologias e fatores desencadeantes da Síndrome Coronariana Aguda (SCA), além de mesa-redonda sobre a Atuação multiprofissional na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP): qual o desempenho de cada profissional, com a participação dos médicos cardiologistas Carlos Heitor e Eduardo Infante Januzzi; do médico cardiologista e intensivista, Ricardo de Melo; dos enfermeiros Carlos César Barbosa e Sidilene de Paulo, e do fisioterapeuta Ricardo Ferreira.

Segundo Adriana Andrade, enfermeira do Hospital Unimed e uma das organizadoras do Simpósio, “a ideia do evento surgiu da vontade de buscar novos conhecimentos para melhorar a eficácia do trabalho da equipe de enfermagem, com o objetivo final de proporcionar não só ao cliente da Unimed, como a toda a comunidade, um tratamento diferenciado”.

Parceiro na elaboração do Simpósio, o cardiologista Carlos Heitor reforçou a importância do evento. “A rapidez é fundamental na resposta a urgências cardiovasculares e os profissionais de enfermagem têm que conhecer, tanto quanto o médico, os procedimentos que devem ser realizados no atendimento a urgências”, destacou. “Não só para agir no primeiro socorro ao paciente, até a chegada do médico, como para integrar equipes multidisciplinares, visando garantir o tratamento eficaz da parada cardiorrespiratória. Alguns conceitos de suporte básico de vida deveriam ser do conhecimento não só dos profissionais da área de saúde, como de toda a população, e ser ensinados em escolas, como em alguns países”.

Avaliação positiva

Gláucia Cardoso Coelho, coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Profissional D. Bosco, elogiou muito o Simpósio. “Para quem já trabalha na área foi ótimo para reciclar conhecimentos; para quem ainda está estudando, a chance de conhecer a realidade do trabalho do profissional de enfermagem”, disse. “Agradecemos muito a Unimed Poços por, mais uma vez, convidar os nossos alunos para participar de um evento tão importante como este”.

Para o enfermeiro Paulo César da Costa, o Simpósio foi excelente. “Foi muito importante para a nossa capacitação e reciclagem, e tudo o que ouvimos nos ajudará no dia a dia do nosso trabalho”.

Cristiane de Paiva Trevisan concorda com o colega. Enfermeira do Hospital do Conderg, de Divinolândia (SP), ela fez questão de participar do Simpósio, mesmo tendo que viajar os dois dias. “Foi muito bom, agregou novos conhecimentos, principalmente como lidar com urgências cardiológicas, e a importância da equipe multidisciplinar para um atendimento rápido e eficaz ”.



Ana Luisi

Fonte: Ana Luisi