Voltar

Unimed Poços promove Semana do Meio Ambiente

Unimed Poços promove Semana do Meio Ambiente

Unimed Poços promove Semana do Meio Ambiente

10 Junho 2010

Tânia M. Magalhães, Diretora Financeira da Unimed Poços,
abriu a Semana de Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho, a Unimed Poços promoveu, de 31 de maio a 2 de junho, a 1ª Semana do Meio Ambiente. Durante os três dias foram realizadas palestras e debates com o tema Reciclagem, que reuniu os funcionários da Cooperativa, de empresas prestadoras de serviços e alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. O evento teve a participação da Emater e de representantes da Cooperativa de Catadores e Coleta Seletiva (Ação Reciclar Poços) e da Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Gorduras e Óleos Residuais (Coopergore).

Também foram promovidos o 1º Concurso de Artesanato com materiais recicláveis e a oficina de confecção de embalagens a partir de caixas de leite. Foram montados estandes da Emater, com exposição de um sistema de aquecimento solar a partir de materiais recicláveis, e da Coopergore, com o sabão feito a partir do óleo reciclado.

A programação da 1ª Semana do Meio Ambiente abordou em uma sala de bate-papo as experiências vividas pelos cooperados da Ação Reciclar e da Coopergore. Depoimentos emocionados focaram a importância das ações sociais desenvolvidas por estes agentes ambientais.

O concurso de artesanato com recicláveis, realizado entre os funcionários da Unimed Poços, premiou a todos nós com idéias criativas e belas. O vencedor foi Luiz Antônio de Melo Guerra, Gerente Geral, com a criação de uma luminária a partir de copos plásticos recicláveis.

“A nossa 1ª Semana do Meio Ambiente teve como objetivo conscientizar sobre o papel fundamental de cada um na construção de um futuro melhor para o ser humano”, destacou Tânia Maran Magalhães, Diretora Financeira da Unimed Poços. “Queríamos que os participantes saíssem daqui conscientes de que eles são agentes transformadores da realidade que vivemos hoje”.

E a receptividade dos participantes foi enorme. “As palestras foram muito interativas e educativas”, conta Tatiana Priviatelli, técnica de enfermagem. “Aprendi muito sobre reciclagem e, o que é mais importante, como separar o lixo para que ele possa ser bem reaproveitado”.

A separação correta do lixo foi também um dos pontos destacados por Sílvia Helena dos Santos Pelegrino: “Entendi o quanto é importante contribuirmos para o trabalho dos que coletam o lixo reciclável e gostei muito de conhecer a história dos representantes das cooperativas de reciclagem”.

Para Luiz Antônio de Melo Guerra, foi muito legal perceber o interesse da equipe da Unimed Poços nas questões relativas ao meio ambiente. “Isso comprova que somos, realmente, uma empresa socialmente responsável, não só com a nossa comunidade, como também com a sustentabilidade do nosso planeta”.

 

Representantes da Unimed Poços e das
cooperativas Ação Reciclar e Coopergore

A Semana de Meio Ambiente foi organizada pela Comissão de Resíduos e Gestão Ambiental da Unimed Poços e fez parte do cronograma de trabalho da Comissão para 2010.

“Os resultados superaram as nossas expectativas e outras ações da Comissão em breve serão implantadas”, finaliza Daniela Valente Moretti, farmacêutica do Hospital Unimed e presidente da Comissão de Resíduos.


Ana Luisi

Fonte: Ana Luisi