Voltar

Unimed Poços tem presença marcante em participação no Curso sobre Judicialização da Saúde

Unimed Poços tem presença marcante em participação no Curso sobre Judicialização da Saúde

Unimed Poços tem presença marcante em participação no Curso sobre Judicialização da Saúde

26 Novembro 2012

A convite do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, promotor do evento, a Unimed Poços participou do Painel Técnico - Módulo Judicialização da Saúde Suplementar - do 5º Curso Regional de Judicialização da Saúde – Fórum Regional Permanente da Saúde -, realizado em Poços de Caldas, no dia 9 de novembro. A médica Tania Maran Magalhães, diretora Financeira da Cooperativa, representando a Unimed Poços de Caldas e as demais singulares da Intrafederativa do Sul de Minas, falou sobre As operadoras de Planos de Saúde: Conduta Ética. O evento debateu aspectos jurídicos referentes à saúde, entre eles, o direito à saúde, saúde pública e planos de saúde, e foi aberto a magistrados, servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG -, operadores do Direito da Saúde pública e privada de Poços de Caldas e região. Como expositores participaram ainda representantes do TJMG, TCE/MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), Ministério da Saúde, Promotorias de Justiça, Juizados de Direito, Defensoria Pública, Procon – Assembléia MG - e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Tania Magalhães apresentou um cenário dos planos de saúde no Brasil, destacando a importância do Sistema Unimed no mercado de saúde suplementar, lembrando que por ser uma cooperativa, a Unimed não visa lucro e nem limita a atividade do médico cooperado, ao contrário da medicina de grupo, e por isto deveria ter um tratamento diferenciado. A diretora falou ainda sobre coberturas x regulamentação dos planos de saúde e regulamentação de planos anteriores à Lei 9.656/98, finalizando com vários questionamentos de ações judiciais, entre eles, a anulação de contratos e a obrigatoriedade de garantir ao cidadão a realização de procedimentos não cobertos pelos contratos. “Somos cooperativas”, ressaltou Tania Magalhães. “Nos firmamos no mercado com o objetivo de prestar serviços de saúde privada de qualidade, com preços acessíveis aos cidadãos. Mas os altos custos necessários para absorver as despesas geradas com ações judiciais e a obrigatoriedade de assumir gastos com procedimentos não inclusos em contratos, podem nos levar a um desequilíbrio que certamente irá afetar toda a nossa carteira de clientes”.

A apresentação da Unimed Poços teve uma excelente recepção pela Plenária do evento, recebendo, inclusive, o reconhecimento pessoal da desembargadora do TJMG, Vanessa Verdolim, e da mesa mediadora. A presença da Unimed Poços de Caldas foi marcante, pois traduz uma confiabilidade muito grande para os nossos contratantes porque é a forma com que o Sistema Unimed vê as complexas questões do tratamento judicial do contrato do plano de saúde.

Além da médica Tania M. Magalhães, o Painel Técnico teve a participação de outro diretor da Unimed Poços. O médico José Júlio Balducci, diretor de Patrimônio e Recursos Próprios da Cooperativa e secretário Municipal de Saúde de Poços de Caldas, falou sobre Dificuldades das Secretarias de Saúde e Subsídios do SUS, na condição de Gestor do sistema público de saúde.

O Curso Regional de Judicialização da Saúde – Fórum Regional Permanente da Saúde – tem como objetivo levar a discussão deste tema a todos os municípios de Minas Gerais. Poços de Caldas foi a quinta cidade do interior a receber o evento, e foi escolhida por ser cidade polo do Sul de Minas.



Analuisi

Fonte: Analuisi