Voltar

Unimed promove campanha pelo Dia Mundial do Rim

Unimed promove campanha pelo Dia Mundial do Rim

Unimed promove campanha pelo Dia Mundial do Rim

20 Março 2014


No dia 13 de março comemoramos o Dia Mundial do Rim com uma campanha do Espaço Saúde Unimed na Praça da Federal, em São Lourenço, em parceria com a Nefroclínica de São Lourenço e Drogaria Unimed, alertando a população sobre os cuidados que devemos ter para evitar problemas renais.
 
240 pessoas passaram pelas atividades promovidas entre 08 e 12 horas na praça, como aferição Pressão Arterial, IMC, exames de glicemia capilar e atividades físicas, e receberam orientações para prevenir as doenças renais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10% da população adulta apresenta algum grau de perda da função dos rins. Para os idosos, esse percentual aumenta entre 30 e 50%. As estatísticas apontam que 1 entre cada 10 brasileiros tem problemas nos rins.

A alimentação errada é uma das principais causas para índices tão alarmantes. A alta ingestão de sal e o baixo consumo de água são os principais fatores. O Diabetes e a Hipertensão Arterial são outros fatores que elevam e muito os riscos de doenças renais.

Os rins são responsáveis por filtrar as impurezas do sangue e a insuficiência renal traz sérios problemas, inclusive a dependência da Hemodiálise. Como alguns sintomas são silenciosos e só os exames laboratoriais podem identificar, é importante verificar como andam os seus rins.

Outros cuidados que podemos ter:
Beba no mínimo 2 litros de água diariamente;
Controle o consumo de sal. Evite enlatados, conservas e outros tipos de
Alimentos industrializados;
Evite o excesso de bebidas alcoólicas;
Controle o açúcar no sangue;
Pare de fumar ou reduza aos poucos o número de cigarros consumidos;
Pratique exercício físico regularmente;
Controle o estresse psicossocial;
Tenha o controle permanente do diabetes e da pressão arterial;
Infecções urinárias devem ser tratadas por médicos especialistas;
Não use remédios sem orientação médica.

Mônica Fernandes

Fonte: Mônica Fernandes