Voltar

Unimed Sudoeste de Minas alerta sobre hipertensão

Unimed Sudoeste de Minas alerta sobre hipertensão

Unimed Sudoeste de Minas alerta sobre hipertensão

6 Maio 2013



A Unimed Sudoeste de Minas fez alerta aos clientes no Dia Nacional de Prevenção e Combate á Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril. Naquele dia, a cooperativa disponibilizou aferição gratuita da pressão arterial e entregou folder informativo sobre a doença aos clientes e pessoas que se dirigiram à sede da cooperativa em Passos.

A ação educativa foi iniciativa da Unimed Federação Minas, que a Unimed Sudoeste de Minas aderiu de imediato. “Lembrar deste dia mostra a importância da prevenção e do controle da hipertensão. Encontramos muitas pessoas com pressão alta que nem sabiam que estavam assim”, disse a coordenadora de Saúde Integral da Unimed, Ana Paula Martins Oliveira, que organizou a atividade.

Cerca de 40 pessoas mediram a pressão durante o dia, além de mais de 50 colaboradores que trabalham na cooperativa.

A importância de saber se é hipertenso tornou-se necessário nos últimos anos, já que a hipertensão arterial, ou pressão alta como é popularmente chamada, é o principal fator de risco para doenças do coração, AVC (acidente vascular cerebral), paralisação dos rins, lesões nas artérias e até alterações na visão.

A indicação é medir a pressão uma vez ao ano, pelo menos. Se a pessoa for hipertensa, é necessário visitar o médico regularmente e seguir recomendações para um bom controle.

Os clientes aprovaram a iniciativa. “A iniciativa da Unimed é válida, porque muitas pessoas podem ter hipertensão e não sabem, pois é uma doença sem sintoma aparente. Este é um incentivo para o cuidado com nossa própria saúde”, Aline Nascimento Bernardes, cliente Unimed e relações públicas.

“Muita boa essa iniciativa da Unimed. Assim, muitas pessoas ficam informadas sobre hipertensão. Já tive problemas de saúde e não sabia que era pressão alta, mas com orientação médica agora está tudo certo. O atendimento da Unimed é sempre bom”, José Colletti, cliente Unimed e aposentado.

Confira mais informações sobre a hipertensão abaixo:

O que é hipertensão arterial?
É quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9 (como se fala popularmente). Também conhecida como pressão alta, para a confirmação do seu diagnóstico é necessária aferição da pressão arterial em mais de uma ocasião.

Fatores de risco
- Excesso de sal na alimentação
- Casos de hipertensão na família
- Excesso de peso
- Diabetes
- Consumo exagerado de bebidas alcoólicas

Como prevenir e tratar?
- Evite ficar parado e faça atividade física regularmente. Caminhe mais, suba escadas em vez de usar elevador
- Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas
- Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranqüila, reduzindo o estresse
- Mantenha o peso saudável
- Tenha uma alimentação saudável
- Reduza o sal da comida
- Faça controle da saúde com seu médico regularmente


Luiz Carlos

Fonte: Luiz Carlos