Voltar

Unimed Sul Mineira coleta Medicamentos Vencidos para o descarte adequado

Unimed Sul Mineira coleta Medicamentos Vencidos para o descarte adequado

Unimed Sul Mineira coleta Medicamentos Vencidos para o descarte adequado

16 Abril 2013

Desde o início de abril, a Unimed Sul Mineira apresenta uma novidade a todos os seus clientes e também à população de Pouso Alegre.

Logo à entrada de sua sede administrativa, em Pouso Alegre, foi instalado um coletor de medicamentos vencidos. O coletor possui um vídeo explicativo sobre o descarte adequado dos medicamentos vencidos, pois este projeto visa disseminar os princípios de Responsabilidade Social e cuidado com o Meio Ambiente.

O Projeto de Descarte Consciente de Medicamentos foi idealizado pela Unimed Circuito das Águas e abraçado pela Unimed Intrafederativa Sul de Minas. O projeto conjunto engloba 14 associadas à Intrafederativa, consequentemente são 14 cidades do Sul de Minas que aderiram. A Intrafederativa ofereceu os coletores padronizados às suas afiliadas e os mesmos foram instalados em sedes, hospitais e farmácias Unimed.

O objetivo é educar a população para a importância de não utilizar medicamentos vencidos que podem trazer riscos à saúde, e, ao mesmo tempo, indicar como descarta-los corretamente, evitando a contaminação do meio ambiente ou riscos à saúde pública.

No coletor podem ser depositados frascos de plástico ou vidro, pomadas, cartelas de comprimidos e qualquer outro formato de medicamento. As caixas e bulas de papel também possuem um lugar específico para descarte e posteriormente serão encaminhadas à reciclagem. Já os medicamentos são coletados por uma empresa especializada, responsável pelo descarte adequado, seguindo todas as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

É importante ressaltar que o medicamento que é jogado diretamente no lixo comum ou na rede de esgoto pode chegar aos lençóis freáticos, contaminando a água consumida pela população, por animais ou utilizada na irrigação.

Todas as cidades que estão dentro da área de ação da Unimed Sul Mineira podem colaborar com esse projeto, basta que a comunidade leve seus medicamentos vencidos até as unidades de Santa Rita do Sapucaí, Extrema, Ouro Fino ou Cambuí para o encaminhamento ao coletor de Pouso Alegre.


Mônica Fernandes

Fonte: Mônica Fernandes