Voltar

Unimed Varginha arrecada 34kg de medicamentos vencidos em menos de um ano

Unimed Varginha arrecada 34kg de medicamentos vencidos em menos de um ano

Unimed Varginha arrecada 34kg de medicamentos vencidos em menos de um ano

24 Fevereiro 2014
A Unimed Varginha é uma das singulares que participa do projeto Ambiental, da Unimed Intrafederativa Sul de Minas, que prevê o recolhimento de medicamentos vencidos ou impossibilitados para o consumo. Em menos de um ano de projeto, já foram arrecadados 34 quilos de cápsulas, drágeas e comprimidos, deixados pela comunidade.

A Unimed Varginha é uma das singulares que participa do projeto Ambiental, da Unimed Sul de Minas, que prevê o recolhimento de medicamentos vencidos ou impossibilitados para o consumo. Em menos de um ano de projeto, já foram arrecadados 34 quilos de cápsulas, drágeas e comprimidos, deixados pela comunidade.

O recipiente específico para este descarte foi instalado na Unidade Administrativa Vila Pinto, por ter uma localização mais centralizada, o que facilita a entrega por parte da comunidade. “Deste modo, qualquer pessoa pode promover o descarte correto dos medicamentos vencidos. Além de gerar uma maior segurança ao ambiente domiciliar, impedindo o consumo errôneo de remédios inadequados, o projeto beneficia o meio ambiente, sendo estes produtos altamente tóxicos se jogados no lixo comum”, ratifica o diretor presidente da Unimed Varginha, Dr. Roberval Silva Esper.

Pesquisas apontam que cerca de 90% da população armazena algum tipo de medicamento em casa, o que aumentam as chances de um descarte irregular, entre os malefícios causados por esta imprudência, farmacêuticos apontam o surgimento de bactérias cada vez mais resistentes, derivadas do abandono de antibióticos no meio ambiente.

Os interessados em fazer o descarte de seus medicamentos vencidos, de modo consciente, pode leva-los à Unidade Administrativa da Unimed Varginha situada à Rua Dr. José de Rezende Pinto, 135 – Vila Pinto, durante o horário de atendimento: das 08h às 18h.

Andreza Fátima

Fonte: Andreza Fátima