Voltar

1º Encontro de Auditores do Sul de Minas do ano

1º Encontro de Auditores do Sul de Minas do ano

1º Encontro de Auditores do Sul de Minas do ano

7 Junho 2017

Dr. Jaime Schmidt da Silva durante a abertura do evento

 

Em 01 de março de 2018 foi realizado o Encontro de Auditores no auditório da sede administrativa da Unimed Intrafederativa – Federação Regional Sul de Minas.

Dr. Jaime Schmidt, diretor de Atividades Médicas da Intrafederativa Sul de Minas, fez a abertura do evento não apenas agradecendo a presença, mas o apoio dos auditores em todo período que está como membro da diretoria executiva da Intrafederativa. Dr. Jaime que encerra seu mandato neste ano ressaltou o quão importante é manter o grupo de auditoria unido e alinhado.
Após dar boas vindas aos presentes, o diretor apresentou o principal palestrante do Encontro, Dr. Paulo Roberto de Oliveira Webster, Diretor de Regulação, Monitoramento e Serviços da Unimed do Brasil. Segundo Dr. Jaime, a participação do médico enobreceu o evento e encerrou sua gestão junto aos auditores de forma grandiosa.

Dr. Paulo foi à frente para iniciar sua palestra e retribuiu a atenção do diretor. Em sua explanação, com o tema “Regulação Médica Assistencial”, o médico focou na judicialização e ressaltou que é imprescindível a elaboração dos pareceres da auditoria embasados na legislação vigente e destacou os aspectos fundamentais que devem ser seguidos quanto às normas reguladoras editadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e normas dos Conselhos Profissionais. Ressaltou a importância de buscar uma aproximação com o Poder Judiciário, visando demonstrar as divergências técnicas e assim, evitar a onerosa judicialização das coberturas assistenciais.

No primeiro momento destacou a importância e as atividades de “Médico Auditor”, cuja função é a emissão de pareceres técnicos na indicação dos procedimentos e “Médico Mediador”, cuja função exclusiva seria estabelecer contato direto com os médicos assistentes. Discorreu sobre os processos de regulação médica seguindo os preceitos técnicos, éticos, normativos e legais.

Ainda nesta palestra, versou sobre o medicamento SPINRAZA (nusinersen) indicado para tratamento em pacientes portadores da Atrofia Muscular Espinhal.

Posteriormente, Dr. Fernando Amaral, médico auditor da Intrafederativa, conduziu a programação levantando os principais pareceres do Service Desk. As discussões acerca dos assuntos levaram conhecimento e utilidade a todos os presentes.

Ao final, Unimed Guaxupé colocou duas questões para o grupo e surgiram muitas sugestões e tratativas.

Dr. Fernando finalizou o evento se colocando à disposição das equipes de auditoria e manifestou seu agradecimento ao Dr. Jaime, pois como diretor da área representou o grupo e possibilitou muitas tomadas de decisões.

 

 

 

 

 


Priscila Pompeu Silva Lopes

Fonte: Priscila Pompeu Silva Lopes