Intervenções da Unimed Sul Mineira na Covid-19

 

A Unimed Sul Mineira tem em sua essência o cuidado com as pessoas. E, diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Cooperativa implantou diversas ações com o objetivo de promover ainda mais cuidado e segurança para seus clientes, cooperados e colaboradores.

Entre as ações, estão a criação do Comitê de Crise, para tratar as mais diversas demandas provenientes dos impactos da pandemia e o desenvolvimento de novas intervenções da Atenção Integral à Saúde que, por meio da equipe multiprofissional, oferece os recursos de telemedicina, telemonitoramento, acompanhamento psicossocial e suporte no processo de luto.

 

Telemedicina: consulta com a equipe médica, por meio de plataforma digital. Neste atendimento é avaliado o quadro clínico dos clientes acometidos pela Covid-19 e estes passam a ser acompanhados por telemonitoramento, mantendo os pacientes em seus domicílios, considerando elegibilidade de casos leves e moderados.

Telemonitoramento: acompanhamento telefônico diário realizado pelas equipes médica e de enfermagem com suporte técnico da equipe multiprofissional da Atenção Integral à Saúde, sempre que necessário.

Apoio Psicossocial: acompanhamento da equipe do Núcleo de Intervenções Psicossociais aos clientes e suas famílias com intuito promover suporte psicoafetivo e socioassistencial, além de orientar e realizar encaminhamentos necessários. Este núcleo também é responsável pelas ações do Programa Luto pela Vida, que tem por objetivo promover espaço de escuta e amparo, acolhendo clientes enlutados para elaboração de suas dores.

 

O principal intuito destas ações é minimizar as consequências negativas e demais agravos aos quais os clientes possam ser expostos em ambiente hospitalar, além de possibilitar que os mesmos enfrentem este momento delicado junto às suas famílias, na segurança de seus lares.

A Unimed Sul Mineira compreende que promover todo suporte necessário aos clientes, com condições seguras de recuperação em domicílio, além de corroborar com o cuidado, presente no DNA da Cooperativa, também é uma iniciativa fundamental para contribuir com a desocupação de leitos hospitalares, disponibilizando-os para casos graves que realmente demandem internações.

A fragilidade gerada por este momento, sem precedentes, é inevitável e a perda de pessoas amadas, irreparável. Porém cuidado, acolhimento e solidariedade contribuem para mitigar os impactos da pandemia. Acreditar que cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas faz toda a diferença é o que move a Unimed Sul Mineira e impulsiona a Cooperativa para implantar ações inovadoras como as intervenções na Covid-19.