Unimed Sul Mineira: experiência e dedicação à sua saúde!

 

Nossa história

A Unimed Sul Mineira foi fundada em 10 de julho de 1988, com a participação de 25 médicos da cidade.

Atualmente, são mais de 70 mil clientes satisfeitos, ampla rede de médicos e serviços especializados, diversas parcerias com hospitais e laboratórios, certificação de responsabilidade social e envolvimento com a comunidade.

 

 

No primeiro ano, a Unimed contava com apenas dois funcionários e mil clientes, distribuídos em 30 cidades. Sua primeira sede foi instalada na Av. Dr Lisboa, nº 100, em Pouso Alegre.

 

 

Logo no início do ano de 1989, a sede se mudou para um imóvel maior, localizado à Av. Dr. João Beraldo.

 

 

Acompanhando a evolução tecnológica da época, a Unimed adquiriu o seu primeiro microcomputador. O fato marcou história, demonstrando inovação e empreendedorismo, já que os cartões dos clientes eram confeccionados pela Federação das Unimeds de Minas Gerais, em Belo Horizonte, bem como parte do controle financeiro. Com a informatização da cooperativa, tudo passou a ser realizado em Pouso Alegre.

 

 

A carteira de clientes também crescia a passos largos, como resultado do fortalecimento da Unimed Sul Mineira. Primeiramente, existiam apenas os planos de saúde voltados para empresas, mas os planos para pessoa física logo surgiram e com grande sucesso, pois ofereciam cobertura nacional, já que o Sistema Unimed estava instalado na maioria dos municípios brasileiros.

 

 

Em meados de 1993, a Unimed lançou um plano de abrangência local, denominado PIF – Plano Individual e Familiar, que posteriormente passou a se chamar UNIPOP.

 

 

Em meados de 1993, a Unimed lançou um plano de abrangência local, denominado PIF – Plano Individual e Familiar, que posteriormente passou a se chamar UNIPOP.

 

 

Um importante marco do crescimento é homologado em Assembleia Geral Extraordinária, quando os cooperados da Unimed atualizam a sua área de ação para 33 cidades, adequam o Estatuto Social da cooperativa e o seu Regimento Interno para atender necessidades legais e comerciais e para acompanhar as mudanças do setor de saúde suplementar, sempre com foco no atendimento de qualidade ao cliente. No novo Estatuto, o mandato do Conselho de Administração passava a ser de dois anos.

 

 

O forte crescimento da cooperativa tornou pequena a sede administrativa da Av. Dr. João Beraldo, o que levou a Diretoria a alugar um prédio próximo. Assim, a Unimed passou a ocupar dois prédios e oferecer um melhor espaço para o atendimento dos seus clientes, denominado “Apoio ao Usuário”.

 

 

O XI Simpósio das Unimeds de Minas Gerais é realizado em Pouso Alegre, tendo a Unimed Sul Mineira como anfitriã do evento, que recebeu dirigentes e colaboradores de todas as singulares mineiras.

 

 

No terreno adquirido em 1994, foi construída a Sede Administrativa da Unimed, inaugurada em 05 de março de 2003, com amplas instalações e proporcionando conforto para funcionários e clientes, num ponto de referência comercial da cidade de Pouso Alegre. Em julho, uma grande festa comemorou os 15 anos da Unimed Sul Mineira, com a presença de autoridades e dirigentes do Sistema Unimed. Para parabenizar o cooperado pelo Dia do Médico, mais uma comemoração, com sorteio de vários brindes, inclusive um pálio 0km.

 

 

Devido ao crescimento da região e a quantidade de cidades de grande importância econômica/financeira nas proximidades, a Unimed Pouso Alegre passa a se chamar Unimed Sul Mineira. Com o crescimento da carteira, maior demanda de clientes e visando facilitar o atendimento, a Unimed Sul Mineira amplia a sua estrutura pela região e inaugura a primeira Unidade Comercial e Administrativa (UCA) na cidade de Extrema.

 

 

Em uma nova adequação do Estatuto Social, realizada por meio de Assembleia Geral, o mandato do Conselho de Administração passou novamente para quatro anos, contribuindo para uma participação ativa dos cooperados em todas as etapas da história da Unimed Sul Mineira.

Com o constante crescimento da carteira de clientes e, consequentemente, do seu quadro de colaboradores, a direção da Unimed logo visualizou a necessidade de expansão do espaço administrativo. Em maio de 2005, foi adquirido o imóvel do lado esquerdo da sede para uma ampliação das instalações. Foi também em 2005 que a Unimed Sul Mineira obteve a sua primeira certificação do Selo de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, fato que representou o reconhecimento do trabalho efetuado em benefício de colaboradores, cooperados, clientes e comunidade. A conquista do selo foi repetida consecutivamente, nos anos seguintes.

 

 

Mais uma vez, a visão empreendedora da cooperativa estende os braços para a promissora região industrial de Santa Rita do Sapucaí, com a inauguração da nova Unidade Comercial e Administrativa.

 

 

A cidade de Cambuí, localizada em um importante ponto da área de atuação da Unimed Sul Mineira, ganha também sua UCA, inaugurada em fevereiro de 2007.

 

 

Após uma ampla reforma para unificar os dois imóveis próprios da Unimed Sul Mineira, a sede administrativa foi reinaugurada, passando a oferecer uma estrutura mais ampla, com mais conforto e tecnologia para colaboradores, cooperados e clientes.

 

 

Com o constante crescimento de novos contratos em Extrema, a Unimed vislumbrou o potencial de crescimento da área e adquiriu, em dezembro de 2009, um terreno de 600m² naquela cidade, local do futuro Centro de Especialidades Unimed (CEU), um prédio de 5 andares.

 

 

O boom de desenvolvimento da cidade de Pouso Alegre nos anos de maior crescimento do PIB brasileiro demandou a criação de uma Unidade Comercial Administrativa – UCA, no centro da cidade, para atender a comunidade com mais facilidade e presteza.

 

 

Uma nova oportunidade de negócio levou à compra do imóvel adjacente à sede administrativa, utilizado como estacionamento.

 

 

Com a inauguração da Unidade Comercial e Administrativa – UCA na cidade de Ouro Fino, a Unimed Sul Mineira consolida uma forte estrutura de atendimento com cobertura de toda a sua área de ação. Ao atingir a marca significativa dos 70 mil clientes, a Unimed demonstra que no decorrer dos anos, o foco no crescimento da carteira de clientes, por meio da comercialização de planos para empresas, foi uma visão muito assertiva de mercado, tornando-a uma operadora de médio porte dentro do Sistema Unimed e líder no mercado de assistência médica no Sul de Minas.

 

 

Com o objetivo de melhorar a gestão das OPMEs, o setor de Tecnologia da Informação da Unimed Sul Mineira desenvolveu e implantou o software SOPME® – Sistema Gestor de OPME Unimed Sul Mineira. O sistema criado atua no controle de todo o fluxo de órteses, próteses e materiais especiais, utilizados por clientes locais ou por intercâmbio.

 

 

O Centro de Especialidades Unimed (CEU) foi criado para oferecer mais qualidade e comodidade para os clientes da Unimed Sul Mineira. Localizado em Extrema/MG, a unidade de cinco andares possui estrutura completa com fisioterapia, laboratórios de análises clínicas, consultórios, setor de autorizações de guias, exames e internações, além de vendas de planos de Saúde Familiar e Empresarial.

 

 

Durante Assembleia Geral Ordinária, em 17 de março, foi eleita a nova Diretoria Executiva, Conselhos de Administração e Técnico Disciplinar da Unimed Sul Mineira, para gestão 2016/2020.

Durante o 10º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde do Sistema Unimed, a cooperativa foi reconhecida nacionalmente com um prêmio na categoria “Case de Sucesso em Enfermagem”, pelo desenvolvimento do sistema SOPME para a gestão de órteses, próteses e materiais especiais.

 

 

Evento organizado pelo jornal O Estado Sul de Minas, em 21 de outubro, no Summit Hall, reuniu empresas, instituições e personalidades que contribuem de maneira relevante para o desenvolvimento da cidade de Pouso Alegre e região.

A Unimed Sul Mineira, representada pela gerente Administrativo, Sra. Norma Moreira de Paiva Carvalho, recebeu a honraria “Troféu Imprensa 2017” das mãos da Sra. Vânia Kersul, que representava o jornal O Estado Sul de Minas, além de Leandro Morais, vereador da cidade de Pouso Alegre e de Cosme (à direita), que é promotor de eventos.

 

 

A Unimed Sul Mineira foi campeã no "Prêmio Experiência de Sucesso Comercial" durante a XIV Convenção de Mercado e Encontro de Comunicação e Marketing da Unimed Federação Minas, que aconteceu de 8 a 10 de março, no Hotel Tauá, em Caeté/MG.

A apresentação da campanha foi feita pelo diretor de Mercado da Unimed Sul Mineira, Luciano Martins Riêra, que falou sobre "Medicina Preventiva e Setor de Mercado: Uma Fusão de Sucesso".

Este case também foi premiado durante o Simpósio das Unimeds dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, na cidade de Vitória/ES, e ficou em primeiro lugar na categoria assistencial do prêmio Experiência de Sucesso.

 

 

Em 2019, a Unimed Sul Mineira conquistou a certificação ISO 9001:2015 pela empresa certificadora DNV GL, líder mundial em serviços de certificação, que atestou a atuação integrada de todos os departamentos da Unimed Sul Mineira, Sede Administrativa e Espaço Viver Bem, além do trabalho dos dirigentes e colaboradores, que visa a boa gestão e o perfeito funcionamento da Cooperativa, por meio da prática de normas padronizadas nacionais e internacionais.

Durante o 2º Encontro Nacional da Marca, Gestão e Desenvolvimento, organizado pela Unimed do Brasil nos dias 28 a 30 de outubro, em Atibaia/SP, a Unimed Sul Mineira foi reconhecida com o Prêmio de Comunicação e Marketing 2019, na categoria ação para o cooperado: “Relatório de Gestão 2018 – Cooperando para um mundo + sustentável, feliz e saudável”.

Em 2019, a Ouvidoria da Unimed Sul Mineira participou do Programa Ouvidoria de Excelência da Unimed do Brasil e conquistou o mais alto nível de classificação - a Excelência!

 

 

Diretoria é reeleita para mandato de mais quatro anos durante AGO. Enfrentamos inúmeros desafios, tivemos no início do ano, a pandemia causada pelo coronavírus com suas “terríveis” consequências. Manutenção da ISO 9001:2015 pela entidade certificadora, DNV-GL.

Investimento social de mais de R$ 78 mil reais para ações emergenciais em combate a pandemia. Aquisição do Laboratório Imune durante a AGE de 22 de julho de 2020.

Inovação ao fornecer apoio para telemedicina aos cooperados, visando o cuidado aos clientes Unimed.