Voltar

Conjuntivite

Conjuntivite

Falta de cuidados com a higiene pode ocasionar doenças como a conjuntivite

Conjuntivite

24 Julho 2010
Com o grande índice de casos de gripe A (H1N1) em 2009, os cuidados com a higiene foram redobrados para evitar contaminações pelo vírus causador da doença. No entanto, terminada a campanha de vacinação contra essa gripe em 2010, muitas pessoas diminuíram os cuidados básicos de higiene, o que pode levar à contaminação com outros microrganismos e trazer problemas de saúde, como a conjuntivite.

É no verão que os casos de conjuntivite costumam aumentar – chegando a um índice 20% maior do que no resto do ano. Mas, a falta de cuidados básicos de higiene, como lavar bem as mãos, evitar tocar os olhos e usar lenços descartáveis ao espirrar ou tossir, pode levar a um aumento da ocorrência deste mal em qualquer estação.

A conjuntivite é uma inflamação na membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e das pálpebras. Pode ser causada por infecção bacteriana ou viral ou pode resultar de uma reação alérgica ou irritação. Quando de origem infecciosa, ou seja, causada por algum germe, o problema raramente é grave, mas pode se complicar caso não sejam tomadas as devidas providências.
Entre os principais sintomas da conjuntivite estão:
• vermelhidão da parte branca dos olhos;
• edema e coceira nas pálpebras;
• irritação e sensação de areia nos olhos;
• secreções oculares amareladas e espessas ou transparentes e aquosas.

Além dos cuidados básicos de higiene no dia-a-dia, é importante também para proteger-se da conjuntivite adotá-los sempre que se fizer uso de colírios, maquiagens e lentes de contato, que são potenciais fatores de risco para a sua ocorrência.

O que fazer se estiver com conjuntivite?
Cada tipo de conjuntivite é tratado de uma maneira diferente, sendo necessário procurar um oftalmologista para obter orientações sobre o tratamento mais adequado. O soro fisiológico pode ser usado para limpar os olhos, pois isso pode ajudar a aliviar os sintomas. Para evitar que a doença se alastre, uma vez que ela é facilmente transmitida, deve-se lavar as mãos após tocar os olhos e não compartilhar toalhas.

Taise Bertoldi

Fonte: Guia de Saúde da Família: o organismo e as doenças/Guia Veja de Medicina e Saúde; v.7, Site de notícias r7 (Falta de higiene aumenta casos de conjuntivite – 21/07/2010).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em