Publicação: 03/01/2022
Atualização: 02/05/2022
A Unimed Tatuí, cooperativa de trabalho médico foi fundada em 5 de abril de 1994, no interior de São Paulo. A data marcou o início do cooperativismo de saúde em Tatuí, quando um grupo formado por 88 médicos se reuniram em assembleia para juntos assinar o documento de sua fundação. Efetivamente, as atividades da cooperativa começaram um pouco antes como seccional, e depois mudou-se para o espaço que ainda é o prédio inicial da sede da operadora situada á rua Cel. Aureliano de Camargo, 645, no centro de Tatuí. A cooperativa nasceu com o propósito de valorizar o trabalho médico e melhorar as condições de atendimento aos clientes. É uma sociedade cooperativa de pessoas de natureza civil cujo objetivo social é congregar os sócios para o exercício de suas atividades econômicas.

O primeiro presidente e fundador da cooperativa foi o dr. Luciano de Barros Costa que ficou como diretor presidente até os meados de 2001 quando foi substituído pelo dr. José Toledo de Arruda Botelho Neto, segundo presidente da Unimed Tatuí. Neste período a Unimed Tatuí conseguiu construir um relacionamento forte com a sociedade, mostrando a importância da marca Unimed. E em meados de 2002 inauguramos nosso primeiro recurso próprio que foi o Pronto-Atendimento 24 horas, uma necessidade assistencial que trouxe um crescimento para a cooperativa.

Com a vinda do dr. Eder Balliari ao cargo de presidente em 2002 a cooperativa assumiu um patamar de grande crescimento econômico, tanto em sua estrutura operacional quanto em número de beneficiários. Em 2008 com a necessidade da construção do seu próprio hospital, foi assinada a compra do terreno em frente à rua Juvenal de Campos no centro da cidade no que veio a se concretizar o sonho de funcionamento em 20 de dezembro de 2014 do Hospital Unimed Tatuí “Dr. José Francisco Mendes de Almeida – Dr Kiko”.
Em sua área de atuação, a cooperativa de Tatuí destaca-se como detentora da maior estrutura em prestação de serviços de saúde, oferecendo soluções completas em assistência a uma população superior a 180 mil pessoas. A cooperativa de Tatuí abrange as cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Quadra, Iperó e Porangaba.

A Unimed Tatuí conta com mais de 450 colaboradores e 92 médicos cooperados trabalhando em 35 especialidades e uma rede própria de serviços com: Centro de Atendimento Médico Ambulatorial, Núcleo de Atenção à Saúde, Posto de Coleta Laboratorial, Cuidado Multidisciplinar e Medicina Preventiva. Todo o Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratório e Pronto-Atendimento 24 horas fazem parte do complexo de infraestrutura do Hospital Unimed Tatuí, referencia em nossa região.

Seu negócio é o de soluções em saúde, o que compreende a comercialização planos de saúde familiares e empresariais, além de produtos e serviços complementares, inclusive no ramo de saúde ocupacional. Seu mercado de atuação tem como ênfase o segmento dos planos de saúde coletivos empresariais compostos por micro e pequenas empresas (a partir de dois funcionários) e médias e grandes empresas. A nossa maior conquista nestes últimos anos foi a acreditação ONA nível 1 para a segurança dos pacientes do Hospital Unimed Tatuí acredita em 2021. Um reconhecimento da relevância e importância no qual o Hospital Unimed se encontra e se destaca no cenário nacional.

FONTE: Comunicação Unimed Tatuí
Os sete princípios

DO COOPERATIVISMO

1º ADESÃO LIVRE E VOLUNTÁRIA

Liberdade na adesão. Organizações livres e abertas às pessoas que tenham afinidades à proposta. Não permite discriminações de sexo, sociais, raciais, politicas, religiosas.

2° GESTÃO DEMOCRÁTICA E LIVRE

As cooperativas são organizações democráticas, controladas por seus sócios, os quais participam de suas politicas e na tomada de decisões, com igualdade na votação (um sócio, um voto)

3º PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA

O princípio representa uma diretriz importante porque apresenta o cooperativismo como um sistema social-econômico que usa o capital como ferramenta e como meio.

4° AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

O princípio da Autonomia e Independência figura nas regras básicas da ação do cooperativismo.

5º EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E INFORMAÇÃO

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

6º INTERCOOPERAÇÃO

A cooperação entre cooperativas é o caminho natural e inteligente para o cooperativismo fazer frente a realidade da globalização.

7º PREOCUPAÇÃO PELA COMUNIDADE

As cooperativas têm especial responsabilidade de assegurar que o desenvolvimento de suas comunidades seja sustentável.