Voltar

Priorizando o Atendimento Primário à Saúde

Priorizando o Atendimento Primário à Saúde

Sistema proporciona mais satisfação ao paciente, com um trabalho centrado na prevenção em saúde, resolutiva e eficiente

Priorizando o Atendimento Primário à Saúde

Sistema proporciona mais satisfação ao paciente, com um trabalho centrado na prevenção em saúde, resolutiva e eficiente

10 Setembro 2018

  

Sempre buscando inovar e orientando-se pelos mais consagrados e eficazes conceitos, a Unimed Tubarão passa a disponibilizar um modelo pioneiro de assistência médica: o Unimed Personal.

É um conceito de assistência médica que coloca em destaque um modelo que prioriza o cuidado integral aos pacientes com o Atendimento Primário à Saúde (APS).  A ideia parte do atendimento por um “médico exclusivo” que busca criar um vínculo com os pacientes, focado no atendimento personalizado, humanizado e integral.  

“O paciente será acompanhado sempre pelo mesmo profissional clínico, gerando um conhecimento quase pessoal para que se obtenha o máximo de informações, resgatando o conceito de medicina familiar – ressalta o médico Julio Cesar Marcon, do Centro Médico Unimed e que atende exclusivamente pelo Personal.

No entendimento do médico, o sistema proporciona mais satisfação ao paciente, buscando chegar ao melhor resultado possível na avaliação clínica, com um trabalho centrado na prevenção em saúde, mais resolutiva e eficiente.

Doutor Julio Cesar lembra que o Personal tem por premissa o atendimento personalizado, criando um histórico de vida do paciente e gerando quase uma aproximação de cumplicidade.  O médico cita um filme inglês em que uma menina com hipocondria que, quando tinhas suas crises, corria à casa de seu médico, no mesmo bairro. Batia à porta, ele atendia e a garota se queixava de dores no peito. Ele dizia: “Isto é aquilo que já tínhamos conversado antes”. Ela saia, pegava a bicicleta e seguia seu rumo.  Ressalta doutor Julio que, apesar de ser um filme, mostra uma realidade e em que o profissional tinha todo o histórico dela. Na Inglaterra todos tem um médico da família. 

 

MÉDICO DA FAMÍLIA

O Personal, segundo o clínico, resgata o médico da família, visto que, através de um sistema de informações, o médico terá acesso ao histórico do paciente, podendo atuar de maneira otimizada.  Com isso, será possível formar um mapa de risco, gerando uma avaliação das principais ameaças de saúde.

-“Médico e paciente estarão sempre trabalhando juntos no estabelecimento de metas”, pontua doutor Julio, acrescentando que a formação de vínculos pode levar tempo, três, quatro consultas para se ter um mapeamento do paciente.  Enfatiza que no começo as pessoas se seguram ao falar sobre seus problemas, mas com a conquista da confiança, elas acabam falando de coisas que, provavelmente, tinham vergonha, especialmente sobre alcoolismo e drogas. “Tudo tem como foco principal a prevenção”, conclui.

O Unimed Personal oferece uma equipe multiprofissional formada, além de médicos clínicos, por nutricionistas, enfermeiras e psicólogas.

 

CUIDADOS PRIMÁRIOS

Para o Dr.  Kleber da Silva Rosa, que também atende na Unimed pelo Personal, a prevenção é importante sempre, voltada a Atenção Primária à Saúde.  Lembra que a ideia é antiga. A primeira definição como marco histórico sobre Atenção Primária à Saúde foi proposta na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários à Saúde, realizada em Alma-Ata, em 1978.

Corresponde a cuidados essenciais à saúde, baseado em tecnologias acessíveis que levem os serviços de saúde o mais próximo possível das pessoas, constituindo no primeiro nível de contato com o Sistema Nacional de Saúde, na definição da médica sanitarista, Barbara Starfield.

Doutor Kleber ressalta que, o paciente chega ao consultório e não necessariamente por estar com algum sintoma de problemas de saúde.  “Na primeira consulta é feita uma avaliação. Busca-se conhecer o seu histórico, da família, seus antecedentes, como, se já fez cirurgias, se pratica atividade física, seu hábito alimentar e outras informações necessárias para se ter um quadro real da situação do paciente”, avalia.

Nesta avaliação inicial, segundo o médico, se acaba conhecendo os medicamentos que utiliza, as doenças que possa ter e se faz os procedimentos necessários para encaminhamentos, se for o caso, para especialistas.

Doutor Kleber da Rosa lembra que, no Brasil se tem o hábito cultural de se procurar, primeiramente, o especialista. “O paciente está com pressão alta, ele vai no cardiologista. Está com bronquite, vai ao pneumologista. Ele não indo ao clínico, primeiramente, acaba onerando e sobrecarregando o sistema de saúde”, comenta.

-“Tendo contato com um profissional do Personal da Unimed, daqui a seis meses, um ano ou em cinco anos, terá sempre alguém que conhece o seu perfil, com um prontuário completo. O médico se torna um confidente, com atendimento mais humanitário e personalizado”, ressalta.

No atendimento oferecido pelo Personal, o médico lembra que o paciente terá uma fonte continuada de atenção, assim como sua utilização ao longo do tempo. Isto acaba se refletindo em uma relação interpessoal intensa que expresse a confiança mútua entre os usuários e os profissionais de saúde.

 

ASSISTÊNCIA MONITORADA

O superintendente da Unimed, doutor Kaiser de Souza Kock, avalia que, a grande vantagem deste modelo de gestão em saúde está justamente no atendimento e acompanhamento contínuo do paciente pelo mesmo profissional médico, com uma assistência monitorada, estabelecendo uma nova forma de atendimento médico.

Doutor Kaiser ainda aponta como vantagem, a acessibilidade e a utilização do Personal como fonte de cuidado a cada novo episódio, numa relação de confiança. – O médico terá amplo conhecimento do seu paciente e além de conhecer seu histórico de saúde, estará a par das suas relações familiares, profissionais e outras questões que possam influenciar na sua saúde e consequentemente no seu tratamento, sempre com foco na prevenção – conclui.

 

AGENDAMENTO

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas. O atendimento é ambulatorial com agendamento de consultas podendo ser feito presencialmente na Unimed ou pelo telefone 3621-0250.