Voltar

Palestra aborda o futuro da medicina

Palestra aborda o futuro da medicina

Cirurgião plástico Leonardo Aguiar defende a cocriação em saúde, na qual o paciente é estimulado a agir em busca de escolhas conscientes

Palestra aborda o futuro da medicina

Cirurgião plástico Leonardo Aguiar defende a cocriação em saúde, na qual o paciente é estimulado a agir em busca de escolhas conscientes

18 Outubro 2017

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, é o Dia do Médico e para comemorar a data a Unimed Tubarão preparou uma palestra com o cirurgião plástico Leonardo Aguiar, autor de um método de cocriação em saúde que lhe rendeu em 2013 uma vaga no FutureMed – curso de capacitação em alta tecnologia da agência espacial americana Nasa em conjunto com a Singularity University. Ele propõe repensar o modelo de saúde e aumentar parceria entre profissionais e pacientes. A palestra, para médicos cooperados, acontece no Clube dos Médicos Unimed, a partir das 20 horas.

Doutor Leonardo defende a cocriação em saúde, na qual o paciente é estimulado a agir em busca de escolhas conscientes, tornando-se gestor, programador e cocriador de seus índices em tempo real.

Analisa o cirurgião plástico que os avanços tecnológicos na área da saúde evidenciam cada vez mais que o fator humano continua sendo preponderante na missão médica. “A medicina de verdade é aquela que mistura os conceitos da medicina tradicional com a alternativa e a complementar, fazendo do paciente o centro das decisões, autônomo no autocuidado e na busca pelo bem-estar – que pode não ser perfeito, mas é seu”, comenta.

Para ele, as grandes empresas de tecnologia já perceberam essa tendência e estão criando dispositivos que estimulam o paciente a colaborar no monitoramento dos indicadores de sua saúde, assumindo de forma pro-ativa as rédeas em busca de qualidade de vida. “Essa participação ativa do paciente é uma ruptura de mentalidade”, ressalta.

“São contínuos os avanços, mas muitos deles têm como foco a medicina baseada na doença. Uma medicina reativa e um sistema de saúde com modelos de atuação completamente focados no problema instalado. Já começamos a questionar se o sistema é de saúde ou de doença, pois, literalmente, a doença é o elo mais forte entre os profissionais e os pacientes. E surgem indagações: como seria um verdadeiro sistema de saúde? Qual é o verdadeiro significado de saúde? Estar saudável é um conceito muito mais amplo que simplesmente não estar doente”.

Vive-se um período de transição na área da saúde: do analógico para o digital, e do digital para a convergência das tecnologias exponenciais – mais baratas e acessíveis. A transição também acontece na forma de interação entre clínica, médico e paciente. Segundo Dr. Leonardo Aguiar, esse já é o presente da maioria dos consultórios. “O futuro estamos construindo juntos, dia a dia a cada nova descoberta”, conclui.