Voltar

Medidor Solar

5 Setembro 2018

 

O clima agradável do verão incentiva muita gente a procurar atividades ao ar livre e as praias estão entre os lugares preferidos para o lazer nesta época do ano. Mas a exposição às altas temperaturas também exige cuidados, especialmente com a pele. É pensando nisso que a Unimed Tubarão está realizando ações preventivas direcionadas aos veranistas, e a principal delas é a instalação do medidor de intensidade solar. 

Até o dia 23 de fevereiro, a Unimed Tubarão estará com medidores solares instalados em Laguna e Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina. Quem passa pelas praias do Arroio Corrente, do Camacho, do Cardoso, do Mar Grosso e Itapirubá Sul ainda está recebendo orientações e brindes alusivos à prevenção do câncer de pele.

A iniciativa já foi realizada em outros anos e beneficia moradores e turistas, que ao percorrer as praias são lembrados sobre a importância de cuidar da saúde e ainda têm a oportunidade de tirar dúvidas e buscar informações com a equipe do Viver Bem Unimed. 

Em entrevista ao Portal Unimed, a equipe da Unimed Tubarão fala sobre as ações preventivas de verão e mostra que é possível curtir o sol sem descuidar da saúde.

 

Como funciona o medidor de intensidade solar e qual o objetivo com a sua instalação?

O medidor solar utiliza a mesma lógica de um relógio solar, marcando, por meio da sombra, os momentos do dia mais perigosos para a exposição ao sol, indicando também os fatores de filtro solar propícios para cada horário. A Unimed desenvolve essa ação considerando a necessidade de orientar os veranistas quanto à prevenção ao câncer de pele, mostrando que é possível aproveitar o sol sem prejudicar a saúde.

Que outras ações são realizadas pela Unimed Tubarão direcionadas aos veranistas?

Além dos medidores solares instalados em praias da região, a equipe do Viver Bem Unimed está distribuindo aos veranistas amostras de protetor solar, sacolinhas de lixo biodegradáveis, material com dicas de saúde e água mineral. Além disso, os veranistas podem aferir a pressão arterial.

O que motivou a Unimed Tubarão a realizar essa campanha?

Verão é o tempo em que as atividades ao ar livre são mais procuradas e, entre pontos preferidos, as praias são o destaque. E muita gente sabe dos riscos, mas acaba ignorando que o excesso de exposição à radiação solar é um passo para as consequências do câncer de pele, que é o mais comum em todo o mundo.  Os diagnósticos de melanoma aumentam cerca de 1% ao ano. Na última década, o número de mortes por câncer de pele cresceu 55% no Brasil. A incidência é de cerca de três casos para cada 100 mil habitantes no mundo, 2,8 a cada 100 mil no Brasil e 7,5 para cada 100 mil em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos têm a maior incidência do país.

Que resultados vocês têm observado em relação a essa iniciativa? 

Como vimos nos anos anteriores, a iniciativa atrai o interesse dos veranistas não apenas quanto a criar o hábito de verificar o medidor solar, mas a buscar orientações com a equipe do Viver Bem Unimed.

Quais as principais preocupações em relação à exposição ao sol, e que merecem atenção?

O cuidado com a pele deve ocorrer durante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. A quantidade de raios ultravioleta que chega até nossa pele varia de acordo com a estação do ano, com a hora do dia, o local onde estamos e até mesmo a altitude. O índice UV, que mede a radiação solar, varia em uma escala de 1 a 14, e quanto mais alto o índice UV, maior o risco de danos a pele e aparecimento de câncer. Por isso é preciso ficar atento ao tempo de exposição e aos índices de radiação UV.