Voltar

Saúde e bem-estar: mudar um hábito está numa simples atitude

Saúde e bem-estar: mudar um hábito está numa simples atitude

Saúde e bem-estar: mudar um hábito está numa simples atitude

23 Janeiro 2020

Você já parou para pensar o que faz para Mudar1Hábito? Sair um pouco da frente da televisão, deixar o celular de lado e dar lugar a uma caminhada ou ler um livro, são simples atitudes que podem começar a desencadear a mudança de um hábito. Basta boa vontade para Mudar1Hábito. 

Mas se precisar de um incentivo, pode contar com a Unimed. O Mude1Hábito é um movimento nacional, promovido pela Unimed, que incentiva a melhoria da qualidade de vida, seja na alimentação, na prática de exercícios, na busca pelo equilíbrio emocional e em pequenas coisas que têm o poder de transformar o modo de ver o mundo.

O conceito de Mude1Hábito se baseia em resultados de uma pesquisa da Duke University, dos Estados Unidos, demostrando que cerca de 40% de tudo que fazemos cotidianamente não são decisões de fato nas repetições do que já estamos acostumados a fazer. A conclusão foi de que, mudar esses comportamentos é essencial para a adesão a um novo estilo de vida, voltado à saúde e ao bem-estar.

Incentivar aquelas pessoas que procuram o Centro Médico e o Centro de Imagem a Mudar1Hábito, é uma tarefa diária da Unimed. Desta forma a Unimed, além daquele cafezinho indispensável para muitos, disponibiliza frutas da estação que ficam colocadas na recepção do Centro Médico e de Imagem.

 

Mudar para melhor

A determinação de buscar qualidade de vida e diante dos diagnósticos de pressão alta e diabetes tipo 2, era o que faltava para que o casal Jean Victor Espindola e Bruna Medeiros mudassem seus hábitos. Eles nunca foram um casal sedentário, faziam caminhadas e corriam, mas de forma esporádica.

Mudar1Hábito faz o casal praticar, em média, uma hora de atividade física de 4 a 5 vezes por semana. Praticam musculação, ginástica e corrida.

No ano de 2019, Jean e Bruna participaram da corrida do Soldado e do Circuito de Corridas UnimedSC nas etapas de Itajaí, Blumenau, Tubarão, São Bento do Sul e Florianópolis. Para completar e ganhar a mandala do Circuito Unimed, eles correram em Joinville no dia 3 de novembro, quando Jean se tornou o primeiro tubaronense a conquistar a mandala, entregue como troféu ao corredor que tenha participando de seis das 18 etapas do circuito em Santa Catarina. Este feito também foi realizado por Bruna na etapa de Criciúma, no dia 8 de dezembro.

Mas a mudança não ficou só nisso. Em Mudar1Hábito, a alimentação, com orientação nutricional, entrou no cardápio do casal. “Nossa alimentação é a base de saladas, frutas, legumes, grãos, proteínas e pouco carboidrato. Esta mudança de hábito mudou toda a nossa rotina, desde a disposição para prática de atividades e organização no preparo dos alimentos, até a melhora na autoestima e disposição para encarar o dia a dia,” diz Jean.

O resultado não poderia ser diferente. Em 11 meses, Jean Victor que pesava 102,9kg, hoje pesa 84,5kg, uma redução de 18,4kg. Bruna Medeiros tinha 64,8kg e hoje pesa 57,7kg, representando uma redução de 7,1kg.


JBGuedes