Voltar

Urologistas realizam a 100ª cirurgia a laser em próstata HoLEP no Hospital Unimed

8 Abril 2022

Realizada nesta sexta-feira (1º/4) no Hospital Unimed Tubarão, a 100ª cirurgia de Enucleação da Próstata com Holmuim Laser (HoLEP) pelos urologistas Francisco Marconato e Eduardo Miranda, da Clínica Marconato de Urologia. O HoLEP é um equipamento que oferece uma nova técnica para o tratamento da próstata e o procedimento tem sido efetuado pelos dois profissionais médicos de Tubarão em várias cidades de Santa Catarina.

 

O crescimento benigno da próstata, também conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é a principal causa de sintomas urinários no homem maduro. Cerca de 50% dos homens após os 50 anos apresentarão sintomas urinários de intensidade moderada à grave em decorrência desta patologia. Os principais sintomas são o aumento da frequência urinária, episódios de urgência para urinar, a necessidade de levantar à noite para urinar, o enfraquecimento do jato urinário e a sensação de esvaziamento incompleto, entre outros.

 

Segundo o urologista Francisco Marconato, uma das formas de tratar o aumento da próstata é via medicação oral. Ressalta que, no entanto, quando o uso do medicamento não é efetivo ou quando há algum impedimento para sua administração, a cirurgia pode ser indicada para que seja feita a devida redução da glândula.

 

Explica o médico Eduardo Miranda que o tratamento cirúrgico tradicional é representado pela ressecção endoscópica, também conhecida como raspagem, (RTU) da próstata e pela prostatectomia aberta. A primeira está indicada quando a próstata pesa até 80 gramas, e a segunda em próstatas maiores. Ressalta que, como a RTU apresenta algumas limitações, como a do tempo cirúrgico e uma remoção incompleta da área obstrutiva, uma nova técnica, menos agressiva e mais eficaz, vem sendo indicada para o tratamento deste problema benigno.

 

NOVO PROCEDIMENTO

 

Dr. Francisco Marconato acentua que um novo procedimento cirúrgico a laser, minimamente invasivo, vem sendo utilizado para tratar a próstata aumentada (Hiperplasia Prostática Benigna – HPB). Chamado de “enucleação de próstata a laser” esse método permite uma cirurgia menos agressiva, menos sangramento e recuperação mais rápida dos homens.

 

Um laser é usado para cortar e remover o excesso de tecido que está bloqueando a uretra. Outro instrumento é então usado para cortar o tecido da próstata em pequenos pedaços que são facilmente removidos. A enucleação da próstata a laser pode ser uma opção para homens que têm uma próstata severamente aumentada.

 

As sociedades americanas (AUA) e europeia (EAU) de urologia, utilizando as melhores evidências científicas obtidas em estudos de metanálise e revisão sistemática, incluindo tempo de seguimento de até 18 anos, consideram o HoLEP como nível de evidência 1 para o tratamento da HPB.

 

 

 
JBGuedes Oficina de Comunicação