História da Unimed Tubarão

História da Unimed Tubarão

Depois de quase sete anos funcionando como uma seccional, uma Assembleia Geral no dia 14 de dezembro de 1991 transformava a Unimed Tubarão - Cooperativa de Trabalho Médico da Amurel, em uma singular, marcando oficialmente sua fundação. A Unimed Tubarão nasceu pelo trabalho dos médicos Jauro Soares, Vilmar Loch e Mauro Silva que a transformaram em uma cooperativa de autogestão.

Mas até chegar a este ponto, foram percorridos um período de busca de cooperados e de clientes feitos pelos próprios médicos fundadores, numa visão clara de futuro e fortalecimento da classe médica. Foi preciso vender a ideia do cooperativismo para chegar à criação final da Unimed.

A ideia de criação da cooperativa surgiu em uma conversa entre os fundadores dentro do hospital.  Mais por curiosidade do que outra coisa, foram à Federação em Joinvile para tomar conhecimento do que era realmente uma cooperativa médica. Um dos grandes incentivadores do grupo de Tubarão foi o médico e um dos fundadores da Unimed Joinville, Ivo Januário Ferreira.   No retorno a Tubarão trouxeram na bagagem a empolgação pela ideia.

Para formalizar a Unimed era preciso reunir no mínimo 20 cooperados e para isso foram muitas visitas a hospitais, clínicas e consultórios para vender a ideia do cooperativismo.  Era preciso ao mesmo tempo conquistar clientes.  O primeiro contato era feito pelos próprios fundadores e havendo o fechamento do negócio, vinha um vendedor de Joinville para formalizar o contrato.  A meta era chegar a 5 mil usuários  para deixar de depender da Federação.

Depois de algumas tentativas, como a feita na antiga Alusud (hoje Alcoa) conquistou-se como primeiro cliente a Souza Cruz e logo em seguida a Gráfica Dehon. Os contratos eram basicamente empresariais e de autarquias do estado.

Ocupando inicialmente uma sala do segundo piso da clínica Ortoimagem e já com uma secretária,  logo foi transferida para uma outra sala em um prédio quase em frente onde vinha funcionando.  Neste novo espaço, houve a necessidade de se ter um gerente e uma estrutura administrativa.  Em 1996, já com aproximadamente 130 cooperados, a Unimed ocupou uma casa mais ampla e no final de 1999 muda novamente de sede.

Na gestão do presidente Adonis José Sardá, em Assembleia Geral, foi aprovada a compra de um terreno para a construção da sede administrativa. Em abril de 2000 na gestão do Dr. José Paulo Fontes Martins,  foi oficialmente aprovado a compra do terreno.  Em 2004 a sede própria da Unimed Tubarão era inaugurada na Avenida Marcolino Martins Cabral.

 Aplicando em recursos próprios, a Unimed Tubarão coloca em funcionamento em 2013 o Centro de Diagnóstico e Imagem. Depois de uma ampla reforma no seu centro administratvo, iniciada em 2015,  a Unimed inaugurou no mesmo prédio, em março de 2017, o Centro Médico Unimed Tubarão.

 

Área de atuação
Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Pescaria Brava, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Muller, Orleans, Rio Fortuna, Pedras Grandes, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão
 


JBGuedes