História da Unimed Tubarão

História da Unimed Tubarão

Depois de quase sete anos funcionando como uma seccional, uma Assembleia Geral no dia 14 de dezembro de 1991 transformava a Unimed Tubarão - Cooperativa de Trabalho Médico da Amurel, em uma singular, marcando oficialmente sua fundação. A Unimed Tubarão nasceu pelo trabalho dos médicos Jauro Soares, Vilmar Loch e Mauro Silva que a transformaram em uma cooperativa de autogestão.

Mas até chegar a este ponto, foram percorridos um período de busca de cooperados e de clientes feitos pelos próprios médicos fundadores, numa visão clara de futuro e fortalecimento da classe médica. Foi preciso vender a ideia do cooperativismo para chegar à criação final da Unimed.

A ideia de criação da cooperativa surgiu em uma conversa entre os fundadores dentro do hospital.  Mais por curiosidade do que outra coisa, foram à Federação em Joinvile para tomar conhecimento do que era realmente uma cooperativa médica. Um dos grandes incentivadores do grupo de Tubarão foi o médico e um dos fundadores da Unimed Joinville, Ivo Januário Ferreira.   No retorno a Tubarão trouxeram na bagagem a empolgação pela ideia.

Para formalizar a Unimed era preciso reunir no mínimo 20 cooperados e para isso foram muitas visitas a hospitais, clínicas e consultórios para vender a ideia do cooperativismo.  Era preciso ao mesmo tempo conquistar clientes.  O primeiro contato era feito pelos próprios fundadores e havendo o fechamento do negócio, vinha um vendedor de Joinville para formalizar o contrato.  A meta era chegar a 5 mil usuários  para deixar de depender da Federação.

Depois de algumas tentativas, como a feita na antiga Alusud (hoje Alcoa) conquistou-se como primeiro cliente a Souza Cruz e logo em seguida a Gráfica Dehon. Os contratos eram basicamente empresariais e de autarquias do estado.

Ocupando inicialmente uma sala do segundo piso da clínica Ortoimagem e já com uma secretária,  logo foi transferida para uma outra sala em um prédio quase em frente onde vinha funcionando.  Neste novo espaço, houve a necessidade de se ter um gerente e uma estrutura administrativa.  Em 1996, já com aproximadamente 130 cooperados, a Unimed ocupou uma casa mais ampla e no final de 1999 muda novamente de sede.

Na gestão do presidente Adonis José Sardá, em Assembleia Geral, foi aprovada a compra de um terreno para a construção da sede administrativa. Em abril de 2000 na gestão do Dr. José Paulo Fontes Martins,  foi oficialmente aprovado a compra do terreno.  Em 2004 a sede própria da Unimed Tubarão era inaugurada na Avenida Marcolino Martins Cabral.

 Aplicando em recursos próprios, a Unimed Tubarão coloca em funcionamento em 2013 o Centro de Diagnóstico e Imagem. Depois de uma ampla reforma no seu centro administratvo, iniciada em 2015,  a Unimed inaugurou no mesmo prédio, em março de 2017, o Centro Médico Unimed Tubarão.


JBGuedes