Voltar

25ª SIPAT

25ª SIPAT

Mais saúde e segurança para colaboradores e pacientes do Hospital Unimed São Domingos.

25ª SIPAT

Mais saúde e segurança para colaboradores e pacientes do Hospital Unimed São Domingos.

8 Outubro 2020

O Hospital Unimed São Domingos deu início à 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). Ao longo da semana, os colaboradores do Hospital terão momentos de aprendizado, prevenção e motivação.

Com o tema “Cooperação, saúde e segurança”, o evento está acontecendo por meio de vídeos transmitidas pelos monitores das áreas, e com palestras ministradas por profissionais referência no Hospital. A SIPAT teve início dia 05 de outubro e vai até o dia 09 de outubro e tem como intuito promover uma interação entre os setores, ampliando a satisfação dos profissionais que trabalham na saúde, reforçando a importância do zelo e da segurança no cuidar, além de minimizar os riscos de contaminação dos colaboradores pelo novo Coronavírus.

O evento reuniu profissionais da equipe interna do Hospital, dentre eles: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e especialistas da área administrativa.

A abertura da Sipat contou com a palestra sobre Alimentação Saudável. Segundo a Nutricionista Francislene Tavares, “No Hospital São Domingos, o serviço de nutrição dietética trabalha com foco na saúde dos pacientes e dos colaboradores, oferecendo uma dieta balanceada, através de um cardápio variado, baseado no conceito da gastronomia hospitalar. Com a elaboração de pratos mais atrativos, sendo preparados e distribuídos por uma equipe bem treinada e comprometida”.

O psicólogo Lúcio Andrade também ministrou, no segundo dia, palestra com o tema Qualidade das Emoções. “A saúde emocional está relacionada com a percepção daquilo que você está sentindo. Dessa forma, temos que parar para pensar que, assim como o outro influencia a minha forma de ver o mundo e de agir, eu também vou influenciar as outras pessoas ou o ambiente de trabalho.”  

A Sipat do Hospital Unimed São Domingos acontece até o dia 9 de outubro, conforme programação a seguir. No dia 07 de outubro, a fisioterapeuta Laura Afonso Maia abordou a Ergonomia. “O grande diferencial da fisioterapia do Hospital Unimed São Domingos consiste na prática de um atendimento mais humanizado, em que temos uma integração maior entre pacientes e equipe, o que gera um atendimento de qualidade.” 

Já na quinta-feira, dia 08 de outubro, o Médico Infectologista, Presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Médico da Qualidade do Hospital São Domingos e Presidente do Conselho de Administração da Unimed Uberaba, Doutor Vitor Maluf Curi, ministra palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Todos os colaboradores admitidos passam por um processo de integração e são orientados sobre os vários processos que existem dentro do Hospital. Durante as programações previstas para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes também temos os trabalhos de prevenção. Trabalhamos com temáticas, como Infecções Sexualmente Transmissíveis e temas de relevância para os funcionários. Quanto à comunidade, todas as vezes que alguém se interna no Hospital São Domingos recebe uma cartilha com orientações de como evitar infecções, cuidados para evitar quedas, como os acompanhantes devem se portar para evitar contaminações. O Hospital São Domingos se porta de uma maneira muito sustentável e atuante, tanto com os colaboradores quanto com a população que vai utilizar o serviço hospitalar.”

O encerramento do evento, que está previsto para o dia 09 de outubro, trará importantes informações sobre Segurança no Trabalho em Tempos de Pandemia, com a Técnica de Segurança do Trabalho Iris Roncolato Palvas. “O Hospital implementou como medida de prevenção, o uso exclusivo dos elevadores para os pacientes, além disso, tem sido feita na integração um trabalho muito forte com os colaboradores que são admitidos, justamente para dar esse respaldo aos nossos pacientes, de modo a evitar esse fluxo de contaminação. E a questão dos uniformes, que é um diferencial do Hospital. Os nossos uniformes são higienizados aqui e todo dia o colaborador recebe o uniforme higienizado e vai embora para casa com o banho tomado, sem o uniforme que ele utilizou no seu plantão de atendimento, o que proporciona maior segurança para o paciente que está internado no Hospital.”

"As gestões da segurança e da saúde ocupacional norteiam todos os projetos. A complexidade no nosso ambiente é maior. Questões de insalubridade e periculosidade estão sempre em pauta para ampliação do cuidado e do controle nas áreas assistenciais e administrativas. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é parte importante de uma gama de ações, programas preventivos, normas e diretrizes seguidas com rigor na nossa Instituição". Reforça José Douglas Ribeiro, Administrador Hospitalar.