Voltar

COMPLIANCE

COMPLIANCE

Relato integrado coloca a Unimed Uberaba em destaque no mundo

COMPLIANCE

Relato integrado coloca a Unimed Uberaba em destaque no mundo

21 Junho 2019

O GRI é um modelo de relatório de sustentabilidade desenvolvido para apresentar as informações de uma organização, baseado na forma com que os pilares ambientais, sociais e econômicos são impactados pelo negócio. O relatório de sustentabilidade GRI padroniza a forma com que as empresas do mundo todo, que adotam esse modelo como relatório de gestão, relatam suas informações relacionado ao tripé da sustentabilidade.

O Relato Integrado, modelo desenvolvido pela Internacional Integrate Reporting Council (IIRC) tem por objetivo demonstrar de que forma a organização gera valor para os seus diversos stakeholders de uma maneira concisa, objetiva e transparente. O RI é um relatório que compila as informações de uma forma coesa, sobre como as empresas colocam em prática sua estratégia e sua governança corporativa nos ambientes internos e externos. O relatório é construído para apresentar aos investidores como a companhia aloca seu capital a longo prazo, sempre com foco em agregar o máximo de valor ao seu público de interesse.

E mais:  Unimed Uberaba inicia criação de programa de ‘Compliance’ e adoção da lei ‘Anticorrupção’

A evolução dos relatórios corporativos planeja como uma empresa deve criar valor para os públicos que participam com ela das transformações social, econômica, humana e ambiental. A Unimed Uberaba acredita nessa premissa e por isso se tornou a única Cooperativa de Saúde da América Latina a produzir um relato integrado. “Essa estrutura de Relatórios de Sustentabilidade é importante porque todos os participantes, pensam conjuntamente caminhos para um diálogo em busca das melhores práticas de gestão. É um conteúdo compartilhado com especialistas, de vários países. Nesse banco de dados acontece uma troca de experiências, que favorece o entendimento sobre como atuar para vencer os desafios econômicos, sociais e ambientais”. Explica Júlia Cristina Silva, Gestora da área de Planejamento, Estratégia e Compliance da Cooperativa, que coordenou a produção do relatório.

Empenho por impactos positivos

Essa busca de melhoria contínua e de um pensamento integrado para o desempenho futuro da Cooperativa faz parte do trabalho da Unimed Uberaba pela sustentabilidade. O GRI foi produzido com a participação de representantes de todas as áreas. É a construção de uma nova cultura de análise e posicionamento. Esse pensamento promove maior compreensão, amplia diálogos, melhora informações e mensurações, que contribuirão para tomadas de decisão e empenho por impactos positivos, gerando maior cooperação entre as equipes.

Criação de valor e responsabilidade

O Relatório anual da Unimed Uberaba foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), no modelo ‘Standards’, sendo o período coberto de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018.  “Reconhecemos a nossa responsabilidade em iniciarmos essa boa prática de gestão. No relatório os assuntos são abordados de maneira transparente a todos. Queremos que essa atitude seja compreendida como uma oportunidade de criar valor para todos os nossos clientes, cooperados, colaboradores e para a sociedade. Essa iniciativa soma aos nossos esforços determinantes para uma administração transparente”. Ressalta o Presidente da Unimed Uberaba, Doutor Wilson Adriano Abrão Borges.

Para os próximos ciclos do relatório anual, será constituído um Grupo de Trabalho multidisciplinar que, sob a supervisão da Diretoria Executiva, será responsável pelo desenvolvimento dos planos de ações destinados à elevação do grau de atendimento às exigências previstas.

Compliance e adoção da Lei Anticorrupção

Em 2018, a Unimed Uberaba iniciou, também, a criação do Programa de Integridade e Compliance. O programa visa dar maior transparência nos negócios, prevenção, detecção e correção de atos ilícitos e está baseado na Lei Anticorrupção. Atualmente, a equipe que coordena a implantação revisa regimentos e políticas institucionais com o objetivo de melhorar o monitoramento dos riscos e aumentar a conformidade dos controles internos. Todos os públicos que se relacionam com a Unimed Uberaba (clientes, cooperados, colaboradores, prestadores de serviços, entre outros) são regidos pelo Código de Conduta.


Fabiana Silbor