Voltar

DIA DE COOPERAR

DIA DE COOPERAR

Unimed Uberaba se uniu a Cinco Cooperativas de Uberaba para possibilitar oportunidades para superar injustiças sociais.

DIA DE COOPERAR

Unimed Uberaba se uniu a Cinco Cooperativas de Uberaba para possibilitar oportunidades para superar injustiças sociais.

28 Julho 2020

A ideia de oferecer ajuda e mobilizar parceiros deu certo. A rede de apoiadores fez doações, mobilizou colaboradores e públicos que participam dos negócios, conseguindo arrecadar mais de dois mil quilos de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

A entrega feita para famílias e instituições do Terceiro Setor faz parte de projetos para oferecer suporte social, resgate da dignidade, promoção da equidade e redução das desigualdades. As ações para populações em vulnerabilidade propõem um crescimento da consciência de colaboração e o protagonismo das pessoas.

É uma mudança significativa de cultura e um alto investimento em gestões democráticas que defendem o empoderamento contínuo da cooperação em defesa do direito e do exercício da cidadania, construindo um caminho coletivo solidário a partir de soluções inovadoras. O Grupo Intercooperação se destaca pelos propósitos e a construção plural e sinergia.

Fazem parte da organização do “Dia C” em Uberaba as Cooperativas: Unimed Uberaba, Unicred Progresso, Uniodonto Uberaba, Sicoob Credimed, Sicoob Credileite e Sicoob Credicopa.

            Em 2019, o Grupo Intercooperação fez um mega evento para destacar a importância dos idosos e colocar em evidências temas que reforçavam iniciativas de cuidado com a população nessa faixa etária. Em 2020, devido à pandemia os eventos foram suspensos. As entrega presenciais seguiram protocolos rígidos, que atenderam às normas sanitárias vigentes provocadas pelos decretos para evitar a contaminação por Coronavírus.

            Apesar do novo ambiente e das práticas adotadas, voluntários participantes evidenciaram a importância dessa ação. Depoimentos reforçados pelos participantes beneficiados com a promoção. O Cooperativismo é, realmente, especial e importante. Veja conceitos que ilustram o significado das cooperativas para a sociedade:

 

Segundo a OCEMG

O Brasil possui 6.655 cooperativas, distribuídas em todos os Estados, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do país. Minas Gerais representa 11,6% desse número, com 774 cooperativas registradas no Sistema Ocemg. Com uma participação anual de 7,3% no PIB mineiro, o setor, que agrega 1.373.173 associados e 36.128 empregados. O Cooperativismo é relevante e trabalha para um equilíbrio social. Seus participantes defendem justiça social, harmonia econômica e cuidado ambiental. 

 

Visão mundial

Em 2016, o Cooperativismo foi ressaltado pela ONU: “As cooperativas desempenham um papel importante em muitas sociedades. Acreditamos que elas possam dar contribuições significativas para o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em termos de geração de emprego, erradicação da pobreza, redução da fome e da desigualdade”, disse o então secretário-geral da ONU, em 2016, Ban Ki-moon.

 

Conceitos destacados pela OCB

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de ideias. Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

 


Fabiana Silbor