Voltar

Hospital São Domingos

Hospital São Domingos

Alta qualidade, equipes atualizadas, tecnologia e segurança fazem a diferença no tratamento contra as doenças

Hospital São Domingos

Alta qualidade, equipes atualizadas, tecnologia e segurança fazem a diferença no tratamento contra as doenças

21 Agosto 2020

O centro de acolhimento no Hospital São Domingos, para pessoas que relatam sintomas gripais, é um ambiente controlado, em área externa. O investimento foi muito importante para o fluxo em espaço privativo e arejado. O levantamento de sintomas apresentados, doenças crônicas, checagem de pressão e temperatura são feitos imediatamente.

A equipe ouve as queixas do paciente e questiona sobre febre, tosse, dor de garganta e desconforto respiratório. Todos os pacientes são obrigados a permanecer de máscara e manter a distância de, pelo menos, dois metros. Após a consulta no pronto atendimento seguem-se as diretrizes do plano de contingência para a segurança do paciente.

As boas práticas, desde a chegada, se estendem durante todo o atendimento, em busca da cura para quem está com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). No Hospital São Domingos os especialistas avaliam, personalizadamente, a história de cada um. Quem precisa de internação é direcionado para uma área específica, isolada, fora do andar central e distante dos demais blocos.

O paciente é acolhido por uma equipe multidisciplinar, dedicadamente, treinada para lidar com os impactos provocados pela Covid-19. Altos investimentos são feitos para comprar equipamentos de proteção e promover um ambiente de qualidade, com alta segurança, para o trabalho dos especialistas. As equipes, também, contam com suporte psicológico para enfrentar os desafios provocados pela pandemia.

Equipes de enfermagem recebem atualizações e são acompanhadas em vários aspectos. Novos profissionais foram contratados. Os protocolos assistenciais definidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar são seguidos à risca. Tudo é monitorado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Os profissionais de saúde e as equipes de higienização que atuam nos isolamentos são 100% dedicados, exclusivamente, aos pacientes em tratamento. Sendo que cada ambiente tem uma escala própria e pessoal altamente capacitado para a função.

Desde a aquisição do serviço hospitalar pela Unimed Uberaba, os investimentos no Hospital São Domingos são feitos. A competência de gestão é comprovada durante a pandemia, pela excelência no cuidado com os pacientes e nas melhorias realizadas. Foram comprados equipamentos como respiradores, com filtros, para os pacientes em condições graves, que necessitam do suporte ventilatório. A tecnologia, ainda, protege o ambiente da propagação viral.

Novos monitores. Equipamentos de alta tecnologia para acompanhamento 24 horas foram adquiridos e são utilizados para monitoramento fornecendo informações. Com base em dados, prioridades, que exigem imediata atenção recebem assistência. A clareza e a agilidade são fundamentais. Soluções integradas permitem conectividades para compartilhamento de dados e nutrição completa de prontuários eletrônicos, minimizando retrabalhos e apoiando a sustentabilidade do tratamento.

O Hospital São Domingos faz um trabalho com abordagem preventiva com os familiares. As ações educativas mostram a importância do isolamento social e da educação para combater doenças. O número de visitantes foi limitado para ampliar a segurança de todos e tecnologias foram implantadas para acelerar o cuidado.

Para ampliar a segurança de quem está em dúvida sobre a COVID-19, a Unimed Uberaba investiu na criação de aplicativos, de novos canais de comunicação e de monitoramentos online permitindo que os beneficiários tenham informações sem precisar sair de casa. Novas plataformas permitiram o avanço da telemedicina e a assistência com equipes em domicílio ampliam o cuidado, também, fora do ambiente hospitalar, proporcionando uma integralidade na promoção da saúde.


Fabiana Silbor