Voltar

PALIATIVOS

28 Agosto 2019

Paliativistas de todo o Brasil vêm a Uberaba para Simpósios que promovem saúde e qualidade para pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida

Na próxima sexta-feira e no próximo sábado, Uberaba recebe especialistas de várias partes do Brasil para o 2º Simpósio de Cuidados Paliativos em Pediatria da UFTM e o 1º Simpósio em Cuidados Paliativos da Unimed Uberaba. Os eventos acontecerão nos dias 30 (a partir das 19 horas) e 31 (a partir das 8 horas) de agosto, em Uberaba (MG), no anfiteatro da UFTM e contarão com especialistas de renome nacional em Paliativismo.

“Construímos um evento completo para oferecer uma ampla atualização, sobre as várias formas de modalidades de tratamento e manejo, visando levar a melhor assistência para os pacientes, bem como para os familiares. Atendendo, ainda, cuidadores e equipe”. Explica a Doutora, Professora Jussara Silva Lima, Pediatra, fundadora e coordenadora da Liga de Cuidados Paliativos em Pediatria da UFTM, que coordena os eventos.

Os Simpósios serão vivenciados por profissionais de diversas áreas: Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Nutricionistas e Farmacêuticos. O objetivo é criar um debate conjunto sobre a melhor, e mais humanizada forma, de assistência para a saúde e cuidados com a vida.

Paliar, do latim ‘palliare’ (cobrir com um manto) e ‘palliatus’ (aliviar sem chegar a curar), ou seja, aliviar, atenuar.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) define cuidados paliativos como a “abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, pela prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.

Aplicar providências diretas, de modo a alcançar diagnóstico e intervenção, sem desconsiderar a experiência da doença, propondo a melhor qualidade de vida possível ao longo da condição de adoecimento, levando em consideração os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos paciente são importantes princípios paliativistas.

 

SERVIÇO:

2º Simpósio de Cuidados Paliativos em Pediatria da UFTM e 1º Simpósio em Cuidados Paliativos da Unimed Uberaba.

30 de agosto – 19 horas

31 de agosto – 8 horas

Local: Anfiteatro UFTM

Para se inscrever ou saber mais informações acesse: viverbemunimeduberaba.com.br


Fabiana Silbor