Voltar

Promed inova com Mamógrafo Digital

Promed inova com Mamógrafo Digital

Dia Nacional da Mamografia: detecção precoce é a melhor forma de salvar vidas

Promed inova com Mamógrafo Digital

Dia Nacional da Mamografia: detecção precoce é a melhor forma de salvar vidas

3 Fevereiro 2021

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade.

A mamografia é um exame da mama, feito através de raio x, em um equipamento denominado mamógrafo, em que a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, com a intenção de identificar lesões que não são palpáveis e possibilitar uma visualização mais detalhada das estruturas da mama.

Segundo a Médica Radiologista Doutora Juliana Bucchianeri Cunha Abrão, a mamografia é o exame que apresenta melhores resultados para detecção do câncer de mama. Quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos reduz em torno de 25% a mortalidade em razão da doença. Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva.

Doutora Juliana Bucchianeri também alerta: “Importante guardar e levar os exames anteriores, porque, às vezes, a paciente tem uma adulteração na mamografia atual e, tendo o exame anterior, é possível perceber que é uma alteração natural. A mama vai evoluindo com a idade, ela vai diminuindo o tanto de glândulas, elas vão sendo substituídas por gordura, e isso pode causar algumas alterações que, em um exame isolado levam a procedimentos e biópsias desnecessárias”.

Apesar de não muito incidente, o câncer de mama masculino também existe. Em geral, nesses casos, a detecção acontece por meio de sinais, como caroços palpáveis, vermelhidão ou alteração no aspecto visual da pele, por exemplo.

A mamografia é o principal exame de rastreamento das mamas para identificar o câncer de mama. No entanto, o avanço da tecnologia possibilitou que fossem desenvolvidas maneiras mais eficazes e menos dolorosas para a realização do exame.

É o caso da mamografia digital, a principal novidade trazida pelo novo mamógrafo da Promed Diagnósticos. O aparelho de mamografia digital bilateral é capaz de diagnosticar lesões mínimas que podem ser consideradas suspeitas.

Neste dia 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia, a Promed Diagnósticos e a Unimed Uberaba reforçam a importância da realização da prevenção e o apoio à mulher no acesso à mamografia de qualidade, diagnóstico preciso e tratamento rápido.