Voltar

Relato integrado

Relato integrado

Unimed Uberaba é a única Cooperativa de Saúde, da América Latina, a ser reconhecida pela Global Reporting Initiative

Relato integrado

Unimed Uberaba é a única Cooperativa de Saúde, da América Latina, a ser reconhecida pela Global Reporting Initiative

9 Outubro 2019

 

Unimed Uberaba é a única Cooperativa de Saúde, da América Latina, a ser reconhecida pela Global Reporting Initiative, pela publicação do Relatório de Gestão em formato de Relato Integrado

A adoção do novo modelo foi feita em 2018 e reconhecida internacionalmente em 2019

Ao decidir relatar de forma integrada a Unimed Uberaba integrou informações, dando concisão na estratégia, revelando o desempenho da organização, cooperando para a sustentabilidade da gestão local e compartilhando com outras organizações mundiais o empenho em promover uma melhoria contínua na forma de prestação de contas para a Sociedade. 

“Buscamos pensar de forma integrada, alicerçando nossas premissas em transparência, controle e ética. Estamos muito satisfeitos e gratos com o reconhecimento. Nós sentimos orgulhosos de sermos os pioneiros e vencermos os desafios ao promovermos mudanças na mentalidade. Trata-se de edificar confiança. Por isso, esperamos inspirar outras organizações a se conectarem, compartilhando experiências e modelos de gestão, que buscam manter propósitos e deixar legados responsáveis para a sociedade”. Explicou o Presidente da Unimed Uberaba, Doutor Wilson Adriano Abrão Borges.

A nova abordagem foi desenvolvida pelo International Integrate Reporting Cuncil (IIRC). Essa Aliança Internacional é formada por empresas, entidades, organismos reguladores, acadêmicos e investidores motivados a demonstrar de publicamente, como foram feitos os negócios e como essa produtividade contribuiu para o desenvolvimento coletivo. Alguns princípios fazem parte da estrutura do Relato Integrado: são várias questões sobre desempenho, riscos, oportunidades, governança, alocação de recursos, entre outras.

Demonstrar como a estrutura funciona de forma transparente, mobilizando recursos com o objetivo de alcançar metas, promovendo a sustentabilidade dos capitais humanos, econômicos e ambientais. Essa premissa pautou a Unimed Uberaba diante da decisão de ser pioneira.

“As decisões devem ser assertivas além do negócio em si e atender demandas sociais gerando valor e atributos superiores, com propósitos vocacionados. O Relato Integrado é um modelo de prestação de contas que preza por resultados”. Destacou Júlia Cristina Silva, Gestora de Qualidade, Compliance e Estratégia, da Unimed Uberaba, que coordenou o trabalho.

Ao tomar a dianteira nesse segmento, a Unimed Uberaba coloca o Sistema Unimed na vanguarda, destacando inclusive o Brasil, junto a outros países que já adotam esse modelo. Veja a publicação do IIRC sobre a Unimed Uberaba no link: http://integratedreporting.org/profile/unimed-uberaba/


Fabiana Silbor