Cooperativismo Médico

Cooperativismo Médico

                  

 

O Cooperativismo médico surgiu no Brasil em 1.967, com a fundação da primeira Unimed, na cidade de Santos, no Estado de São Paulo. Já em 1.971 foram fundadas mais 35 Singulares, que formaram o Sistema Unimed.A Unimed Uberaba, fundada em 19 de junho daquele ano, foi a vigésima primeira Singular a ser criada, a partir da iniciativa de sessenta médicos e uma médica: Maria Rosa Bilharinho. O seu primeiro presidente foi o médico José Soares Bilharinho.

 

 

No início, a Unimed Uberaba funcionou na Avenida Dr. Fidélis Reis, onde hoje está instalada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, mudando-se em seguida para a Av. Leopoldino de Oliveira.

 

Em 26 de julho de 1.999 foi inaugurada sua sede atual, situada à Rua Alaor Prata, nº 294, no Centro, e em junho de 2.001, iniciaram-se os trabalhos da Farmácia Unimed.

 

 

No mesmo prédio funciona a Unicred, uma cooperativa de crédito mútuo fundada em 1.994, que tem como objetivo o crescimento estruturado de seus cooperados, sejam pessoas físicas ou jurídicas.