Este site é melhor visualizado em Firefox, Chrome e Internet Explorer a partir da versão 11.
Algumas funcionalidades podem ficar comprometidas neste navegador.

Absenteísmo nas empresas: 5 dicas para diminuir as faltas

Absenteísmo nas empresas: 5 dicas para diminuir as faltas

O absenteísmo nas empresas é o termo usado para definir a ausência de um colaborador em seu posto ou cargo. São diversos os motivos pelos quais a taxa aumenta. Mas o que não deixa dúvidas é que faltas e atrasos impactam diretamente no resultado final das atividades realizadas pela organização. Um dos grandes desafios das corporações é, então, controlar e diminuir o número desses afastamentos.  

Para ajudar nessa missão, hoje, listamos cinco dicas básicas de como mudar o cenário e melhorar a relação com a equipe. Nosso objetivo é dar a você ferramentas para reduzir, de vez, o absenteísmo no seu negócio. Confira:

 

Valorize um bom clima organizacional;

Um ambiente de trabalho saudável, além de aumentar a produtividade, influencia na maneira como o funcionário enxerga sua rotina. Colaboradores que não se sentem pertencentes ao trabalho tendem a ter um nível de ausência mais alto. Consequentemente, é importante pensar e colocar em prática atividades que motivem o time a alcançar bons resultados. Conhecer o clima e buscar ferramentas para torná-lo amigável também é fundamental. 

 

Aposte na comunicação;

Promover o diálogo frequente e criar canais de comunicação são ações que diminuem ruídos e aproximam as pessoas do propósito da empresa. Assim, a equipe ganha motivação, que resulta em menos faltas e desligamentos. Para que isso seja possível, é recomendado entender o perfil de cada colaborador e, com compreensão, construir estratégias humanas para o trabalho fluir de forma harmônica. 

 

Ofereça condições seguras de trabalho;

Locais em que existem situações claras de riscos de acidentes aumentam a taxa de absenteísmo nas empresas. Nesses casos, o ideal é adotar padrões de segurança e realizar estudos constantes de ergonomia. Mais do que isso, realize treinamentos com os funcionários com o intuito de evidenciar a preocupação e, claro, evitar, de fato, problemas para o bem-estar do grupo.

 

Atue com políticas de reconhecimento;

Dar sentido ao trabalho do colaborador e legitimar suas conquistas impacta diretamente sua motivação para exercer as funções designadas a ele. Motivadas, as pessoas tendem a ser mais produtivas e mais presentes. As políticas de reconhecimento variam de negócio para negócio. Entre as mais comuns, podemos destacar as bonificações e as promoções.

 

Invista em um plano de saúde empresarial. 

O plano de saúde empresarial não favorece apenas os funcionários, mas a corporação como um todo. Alternativas para que o empregado seja cuidado regularmente fazem com que a medicina preventiva seja parte do cotidiano. Como resultado, ele passa a olhar com mais atenção para sua saúde física e mental, minimizando afastamentos por doenças.

Uma assistência médica de qualidade, que acompanhe de perto o colaborador, oferece vantagens que vão impulsionar, principalmente, a qualidade de vida. Logo, o serviço reduz o absenteísmo nas empresas. E o melhor: esse não é o único benefício. Clique aqui e descubra por que sua empresa deve investir em um plano de saúde empresarial! 

 

 

Fale conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa!

 

 

 

Rua Nossa Senhora da Saúde, 118, Centro Ubá-MG
Telefone: (32) 3539-3600
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

       

Somos Coop
Copyright 2001 - 2020 Unimed do Brasil - Todos os direitos reservados