Voltar

Casa da Memória Unimed Federação/RS retoma atividades presenciais

Casa da Memória Unimed Federação/RS retoma atividades presenciais

Casa da Memória Unimed Federação/RS retoma atividades presenciais

O dia 18 de outubro, data em que se comemora o Dia do Médico, marca o início de nova exposição e a reabertura da Casa da Memória Unimed Federação/RS. “O desafio da pedra” traz esculturas do médico Lúcio Spier e será inaugurada de forma virtual por meio das redes sociais. O espaço estava fechado desde março, em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Essa é a primeira exposição individual do artista, tem a curadoria de José Francisco Alves  e permanecerá em cartaz até 27 de fevereiro de 2021. 

As visitas só poderão ocorrer mediante agendamento, a partir de 19 de outubro, pelo telefone (51) 3395.9599  ou pelo e-mail memoria@unimedrs.coop.br. O público deverá seguir todas as normas e orientações de saúde, em razão da Covid-19. Haverá protocolo obrigatório para recebimento dos visitantes: aferição de temperatura, uso de máscara durante todo o período de visitação e higienização das mãos com álcool em gel.

Sobre a exposição

"O desafio da pedra" traz obras que o escultor Lúcio Spier (Porto Alegre, 1951) produziu nos últimos anos 15 anos, a partir de experiências no Atelier Livre Xico Stockinger (Prefeitura de Porto Alegre) e simpósios de escultura no Rio Grande do Sul, Brasil e exterior. Lúcio Spier é formado em Medicina pela Faculdade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1986) e em Sociologia pela UFRGS (1975). A inspiração artística do escultor advém de sua mãe, Hertha Spier, recentemente falecida aos 101 anos. Bailarina em sua juventude, na Polônia, Dona Hertha foi vítima do horror da perseguição nazista; radicada em Porto Alegre, ela frequentou o Atelier Livre e produziu pinturas.

Para sua primeira exposição individual, Lúcio Spier apresenta 17 esculturas produzidas em materiais diversos e duráveis, como rochas vulcânicas e metamórficas, a exemplo do basalto e do mármore de várias cores e procedências. Com o trabalho árduo do artista, as rochas que o planeta produziu em bilhões de anos tomam forma e novos significados que somente a arte é capaz de propor, com a transformação da natureza geológica.

Serviço

O quê: exposição "O desafio da Pedra" de Lúcio Spier
Onde: Casa da Memória Unimed Federação/RS
Endereço: Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre
Quando: de 18/10/20 a 27/2/2021
Visitas somente com agendamento: (51) 3395.9599 | memoria@unimedrs.coop.br