Voltar

Unimed/RS realiza Prêmio e Seminário

Unimed/RS realiza Prêmio e Seminário

Unimed/RS realiza Prêmio e Seminário

No dia 25 de novembro, a Federação Unimed/RS reuniu representantes da Unimeds do Estado para mais uma edição do Prêmio Excelência em Gestão e Seminário de Boas Práticas. Ambas as iniciativas são realizadas por meio do Comitê Setorial Unimed com o apoio dos comitês estaduais de gestão.

O objetivo do Seminário de Boas Práticas do Sistema Unimed – RS, em sua 7º edição, é compartilhar conhecimentos e realizar trocas de experiências entre as cooperativas, buscando a melhoria contínua da gestão. As práticas escolhidas buscam atender aos requisitos da RN 277 – Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde da ANS. Ao todo, foram apresentados 14 cases de Unimeds, nas mais diversas áreas, tais como relacionamento com o cliente, endomarketing e promoção à saúde.
 

Já o Prêmio Excelência em Gestão, que chega à sua 8º edição, tem a finalidade de homenagear as Unimeds que buscaram na RN 277 e no MEG - Modelo de Excelência da Gestão do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) ferramentas para desenvolver suas potencialidades. Foram homenageados, com uma salva de palmas, dirigentes e colaboradores que atuaram, de forma voluntária, como examinadores do Prêmio Qualidade RS do PGQP, e também coordenadores e integrantes dos Comitês Estaduais de Gestão.
 

Em continuidade às homenagens, foram reconhecidas com certificado as Unimeds participantes do Programa Qualifica: Alto Jacuí/RS, Alto Uruguai/RS, Encosta da Serra/RS, Fronteira Noroeste/RS, Unimed e Hospital Noroeste/RS, Unimed Pelotas/RS, Região da Campanha/RS, Uruguaiana/RS, Vale das Antas,RS, Unimed/RS e Hospital de Santa Maria.
 

O objetivo do Qualifica é buscar a melhoria contínua dos serviços e capacitação dos colaboradores e cooperados de todos os níveis a fim de qualificar as cooperativas e recursos próprios para a certificação de Acreditação da ANS, ISO 9001:2015 e ONA – Níveis I, II e III.
 

Na sequência, receberam certificados as Unimeds que participaram do Sistema de Avaliação 2016, por meio da Autoavaliação ou da Avaliação Externa do PGQP: Litoral Sul/RS, Região da Fronteira/RS, Vale do Sinos e Uniair.

Por fim, foram homenageadas com troféu as Singulares que receberam a certificação na RN 277, da ANS em 2016: Porto Alegre, Nordeste RS e Vale do Sinos. Após a premiação, das três cooperativas apresentaram sua trajetória até a conquista.

Para, Jorge Martines, presidente do Comitê Setorial Unimed e diretor de Gestão Organizacional e de Integração da Federação, destaca que o seminário e o prêmio são formas de a Federação cumprir com o seu trabalho de dar suporte às Unimeds. E faz um desafio: “até 2018, queremos todas as Unimeds operadoras de plano de saúde estejam acreditadas”. Na mesma linha, Leandro Zambon, assessor do CSU, comemora mais uma edição do evento que cumpre seu objetivo: “saímos daqui com muito conhecimento agregado a partir das experiências das coirmãs, para solução de problemas que são, muitas vezes, os mesmos”.

 

COMITÊ SETORIAL É HOMENAGEADO
O Comitê Setorial Unimed também foi homenageado durante o evento, uma fez que ficou entre os 10 Comitês Destaque do PGQP, dos 71 que são ligados à iniciativa.  Existente desde 1994, foi em 2008 que o CSU passou a fazer parte do organograma da Unimed/RS. Seu propósito é viabilizar, por meio dos seus 14 Comitês Estadual de Gestão, o cumprimento da principal diretriz estratégica da cooperativa: atender com qualidade as demandas e necessidades das suas Filiadas. Hoje os comitês se constituem num dos principais espaços para troca de conhecimento e aprendizado entre as Unimeds e têm por objetivo o compartilhamento e a padronização de práticas relacionadas às diversas áreas de atuação das cooperativas.


Ursula Schilling