Voltar

Quiz: Osteoporose

Quiz: Osteoporose

Alimentação, exercícios e hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a doença no futuro. Leia a matéria e faça o quiz para testar seus conhecimentos

Quiz: Osteoporose

9 Outubro 2017

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros acima de 50 anos têm osteoporose. A doença é resultado da perda progressiva da massa óssea, podendo resultar em ossos finos, ocos, frágeis e, consequentemente, suscetíveis a fraturas.

Apesar de ser muito comum na terceira idade, a osteoporose atinge também as mulheres na menopausa. Isso ocorre porque, nessa fase, há uma redução significativa da produção de estrogênio, importante hormônio que ajuda a proteger os ossos da perda excessiva de cálcio. Sem ele, as mulheres tendem a perder massa óssea mais facilmente. Além disso, as mulheres têm, naturalmente, ossos mais frágeis, menores e de menor densidade óssea, em comparação aos homens.

Com ossos frágeis, uma queda, mesmo não muito grave, pode resultar em fraturas, principalmente, nas vértebras e quadris, fraturas estas que por usa vez, podem ocasionar complicações locomotoras, circulatórias ou pulmonares.

A densitometria óssea é o exame que auxilia no diagnóstico. Ele mede a densidade óssea a partir de comparativos com a média da população de mesma idade, identificando uma eventual fragilidade do osso. Mulheres que já entraram na menopausa e homens com suspeita da doença devem conversar com seus médicos sobre a necessidade de exames específicos e reposição de cálcio e/ou vitamina D.

 

 

Prevenção

Ter uma vida saudável, com prática de atividade física e alimentação balanceada são importantes na prevenção da doença. O cálcio é o principal responsável pela formação dos ossos. Por isso, consumir alimentos como leite e seus derivados, vegetais de cor verde escuro, peixes, tofu e alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes, podem ajudar na prevenção. Além disso, também é importante tomar banho de sol pela manhã, de 15 a 20 minutos por dia, pois os raios ultravioletas do sol iniciam a ativação da vitamina D na pele e a vitamina D é importante no aproveitamento do cálcio. 

 

 

1 - A osteoporose é uma doença que atinge somente as mulheres.

Informação adicional:
O envelhecimento, a perda natural de elementos minerais, a baixa produção de testosterona, histórico familiar e os maus hábitos de vida (tabagismo, alcoolismo e sedentarismo) contribuem para que os homens também desenvolvam a doença.

2 - A prevenção da osteoporose se inicia no início da menopausa, nas mulheres; e aos 65 anos, nos homens.

Informação adicional:
É na infância que se inicia a prevenção da osteoporose. Nessa fase, a criança ganha estatura e começa a adquirir massa óssea, podendo atingir o seu pico aos 30 anos de idade. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis ao longo de toda a vida, como a prática de atividade física, que irá ajudar no fortalecimento dos ossos e a melhorar o equilíbrio e os reflexos e ter uma alimentação balanceada, principalmente, rica em cálcio.

3 - Mulheres na menopausa estão mais suscetíveis à doença.

Informação adicional:
Antes da menopausa, a mulher fica mais protegida pelo estrogênio, importante hormônio feminino que ajuda na conservação dos ossos. Na menopausa, a diminuição desse hormônio facilita a diminuição da massa óssea e o enfraquecimento dos ossos.

4 - A osteoporose não tem cura.

Informação adicional:
Quando identificada precocemente, um tratamento à base de cálcio, vitamina D, exercícios e medicamentos para recuperar a massa óssea pode ser eficaz. Quando tratada mais tardiamente, o médico poderá sugerir outras opções terapêuticas para diminuir o risco das fraturas.

5 - A osteoporose causa dor.

Informação adicional:
A osteoporose não é uma doença que causa dor nos ossos. Eventuais dores podem ser resultado de outras doenças ou de fraturas ou microfraturas.

6 - Há doenças que podem resultar na osteoporose.

Informação adicional:
Algumas doenças como hipertireoidismo, doenças digestivas que dificultam a absorção do cálcio, doenças renais e tumores como o câncer da medula óssea podem resultar em osteoporose.

Fim do teste

Você acertou das questões
Clique no botão abaixo para refazer o teste.

 

 

LEIA TAMBÉM::: Saúde na terceira idade


Texto: Jailde Barreto / Design: Ana Carla Bortoloni e Carolina Moura

Fonte: Hospital Albert Einstein / Ministério da Saúde/ Osteoporose: mais de 100 respostas para suas perguntas. Editora Record.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


Média (3 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.