Unimed Vale das Antas e a Comunidade

Unimed Vale das Antas e a Comunidade

 

ONG Parceiros Voluntários

Em 03 de outubro de 2007, a Unidade da Parceiros Voluntários Nova Prata foi fundada com o apoio da CIC, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Vipal Instituto Social e Unimed Vale das Antas junto a outros tantos que se engajaram na causa através da manutenção de serviços e produtos.

Em cada município, o trabalho é desenvolvido por meio de parcerias firmadas com instituições de classe, empresas, escolas, universidades ou ONGs.

A Unimed Vale das Antas continua sendo sua mantenedora Ouro desde sua fundação. E hoje, também está engajada e inscrita no Programa Pessoa Jurídica, um dos quatro programas desenvolvidos pela ONG.


Lar Santa Rita

O Lar Santa Rita foi fundado em 19 de novembro de 1996, ganhando adesão de alguns colaboradores, que trabalharam de forma espontânea e voluntária. No entanto, a inauguração somente ocorreu em 12 de julho de 1997.

A entidade, com sede e foro na cidade de Guaporé, tem como principal objetivo o amparo a idosos abandonados pelas famílias ou sem condições financeiras, das cidades de Guaporé, Serafina Corrêa e microrregião.

Sensibilizada com os objetivos desta entidade, a Unimed Vale das Antas firmou convênio, disponibilizando consultas médicas mensais gratuitas aos idosos acolhidos pelo lar.

A entidade está aberta a receber visitas.


Apaes

A Unimed Vale das Antas mantém convênio com as Apaes da sua área de ação desde 2001, acreditando que essa ação proporcionará uma melhoria na qualidade de vida dos alunos dessa entidade, oportunizando lhes atendimento médico profissional e de qualidade.

São seis Apaes atendidas, correspondendo a aproximadamente 590 alunos, aos quais são destinadas consultas médicas mensais gratuitas.


Grupo de Voluntários Unimed Vale das Antas

O Grupo Operação Sorriso, criado em 2013, é composto por funcionários de diversos setores da Unimed Vale das Antas. Com inspiração nos Doutores da Alegria, o grupo atua visitando e realizando suas alegres e diversificadas ações, principalmente em hospitais da área de atuação da Unimed.

O Grupo de Voluntários pretende continuar suas atividades, buscando levar alegria e descontração, aliados à informação com foco na prevenção, cuidados com a saúde e sustentabilidade, visando a qualidade de vida das pessoas.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

APASPI - Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Paraí

A APASPI - Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Paraí, nasceu da necessidade de um local permanente de difusão de conhecimento, língua compartilhada, troca de experiências, construção de identidade e de cidadania para os surdos.
A associação, fundada em 2012, tem como missão ser uma instituição capaz de proporcionar um espaço de convivência, estudos e lazer, onde possa ser iniciado um trabalho de inclusão escolar, profissional e social, onde os surdos e seus familiares possam lutar pela garantia de seus direitos, exercendo assim a cidadania, bem como promover a assistência social, a cultura, prestar serviços educacionais e de saúde. 
A instituição, que é constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras, sejam elas, públicas e privadas formando assim uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência auditiva, atualmente possui cerca de 40 alunos, estes vindos de oito municípios: Paraí, Casca, Marau, Nova Araçá, Nova Prata, São Domingos do Sul, Serafina Corrêa e União da Serra.
Pensando em propiciar saúde com altos padrões de qualidade e com tecnologia de ponta aos usuários e alunos, a APASPI firmou convênio com a Unimed Vale das Antas, por ser uma referência regional em soluções integradas na assistência, prevenção de doenças e promoção de saúde.
A garantia ao direito à saúde de qualidade será através de consultas solidárias com todos os médicos que atendem na área de atuação da Unimed Vale das Antas.