Segurança do Paciente
 
A segurança do paciente envolve os estudos, práticas e ações promovidas pelas instituições de saúde para diminuir ou eliminar os riscos de danos desnecessários relacionados ao cuidado em saúde, reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas.

A Unimed Vale do Caí trabalha com as Seis Metas de Segurança do Paciente. Você sabe quais são estas metas?

Imagem: cartaz com fundo bege. Na parte de cima, aparece o título "As 6 metas de segurança do paciente". Abaixo, aparecem a descrição das 6 metas. 1) identificar corretamente o paciente. 2) melhorar a comunicação entre profissionais de saúde. 3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. 4) assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos. 5) higienizar as mãos para evitar infecções. 6) reduzir o risco de quedas e lesão por pressão. Logo abaixo, aparece a frase "Cuidar da segurança do paciente. Esse é o plano!". No final do cartaz, temos o logotipo da Unimed Vale do Caí e seu slogan "Cuidar de você. Esse é o Plano!"

 Cartaz com fundo creme. Acima, em vermelho, está escrito "Atenção". Abaixo, em verde, está escrito "Algumas cores dos riscos assistenciais mudaram". Abaixo, numa tarja verde, está escrito em branco "veja como ficou". Abaixo, aparece a figura de 5 pulseiras. Cada uma de cor diferente. Ao lado das pulseiras, está escrito as suas características: Pulseira Azul: paciente com risco de broncoaspiração. Pulseira Amarela: paciente que sofre de tontura, fraquaza e dificuldade para caminhar. Pode ter risco de queda. Pulseira Branca: deve conter os dados de identificação do paciente completo, data de nascimento, nome da mãe, etc. Pulsiera Vermelha: informa se o paciente tem alergias a medicamentos e/ou alimentos. Pulseira Verde: paciente com risco de adquirir lesões na pele por permanecer muito tempo na mesmo posição. Abaixo, esão os logos do Núcleo de Segurança do Paciente, Unimed Vale do Caí e número da ANS 313211.

Imagem do cartaz. Na parte de cima está a foto com um close das mãos de uma enfermeira segurando uma idosa. Acima está escrito "PASSOS SEGUROS PREVINEM QUEDAS". Abaixo está escrito "Ande devagar, principalmente se estiver escuro, chão molhado ou úmido; Algumas medicações podem deixar você sonolento. Fique atento aos sinais de sonolência; Faça uso de bengala e muletas, quando indicados; Peça para que a campainha fique ao seu lado da cama; Utilize sapatos fechados e de borracha; Antes de levantar, acenda as luzes ou chame alguém da enfermagem na campainha para receber auxílio; Se você já sofreu alguma queda, informe à enfermagem; Os óculos e lentes de contato devem ficar ao seu alcance; Peça ajuda para levantar da cama ou poltrona; Mantenha as grades da cama elevadas; Evite caminhar sozinho; A pulseira amarela indica risco de quedas; Siga as orientações da equipe de enfermagem; Acompanhante, você tem um papel importante na prevenção de quedas: Siga as orientações da equipe profissional; Peça auxilio a equipe de enfermagem para tirar o paciente da cama; Não se afaste paciente quando for levá-lo ao banheiro; Comunique a equipe de saúde se perceber alguma alteração no paciente. Em caso de queda: Mantenha-se calmo; Não se movimente-se e Chame a equipe profissional imediatamente. Abaixo estão os logos de Jeito de Cuidar Unimed, Núcleo de Segurança do Paciente e Unimed Vale do Caí.

 

Conheça os diversos programas voltados para a segurança do paciente no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC).

Engajamento do paciente

Você também pode nos ajudar dando a sua opinião quanto a segurança do paciente durante sua internação no Hospital Unimed Vale do Caí.

Baixe o Safety4me e responda às perguntas. Clique aqui e baixe o programa: https://safety4me.com/download/
 
Sua opinião é muito importante para nós.