Viver Mais é mais saúde

Viver Mais é mais saúde

Você sabia que o setor de Medicina Preventiva da Unimed Vale do Caí disponibiliza o Viver Mais, um Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos e Casos Complexos? É um programa de acompanhamento de saúde por meio de contato telefônico e/ou presencial periódico realizado por profissionais da equipe da Unimed Vale do Caí. A iniciativa promove ainda orientações para os beneficiários e seus familiares/cuidadores. O programa é inteiramente gratuito!

 

Gerenciamento de Doenças Crônicas
São doenças multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida, são de longa duração e não são transmissíveis. O gerenciamento é destinado a pacientes com os seguintes fatores de risco: diabetes mellitus, hipertensão, doenças cardíacas e cardiocerebrovasculares, dislipidemias e obesidade.

 

Gerenciamento de Casos Complexos
Casos complexos são aqueles em que o paciente reúne mais de uma doença crônica. Exemplo: pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) com sequelas, cardiopatias graves e com cuidados paliativos.

 

Quem pode participar do Programa Viver Mais?
São elegíveis a integrar o programa beneficiários da Unimed Vale do Caí que se enquadrem nos protocolos das seguintes linhas de cuidados:

  • Fragilizado: linha de cuidado para o idoso, auxiliando na prevenção de doenças, cuidado precoce e reabilitação.
  • Cardiometabólico: linha de cuidado busca facilitar o tratamento, acompanhamento e controle das doenças crônicas (diabetes; hipertensão; obesidade; etc.), incentivando a adoção de hábitos e comportamentos saudáveis, como uma forma de prevenção de complicações.
  • Respiratório: linha de cuidado que objetiva oferecer o acompanhamento multidisciplinar aos pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.

 

Como funciona?
Beneficiários da Unimed Vale do Caí com histórico de consultas e exames que apresentem alterações recebem uma correspondência convidando-os a participar do Viver Mais. Depois, um profissional da Unimed Central RS (Canoas), parceira da Unimed Vale do Caí, entra em contato com o beneficiário, conferindo os dados e encaminhando-o para a Enfermeira que realizará um questionário para verificar se ele atende aos critérios de participação no Programa. Em caso positivo, ela definirá e informará uma linha de cuidados a ser seguida periodicamente.

A participação no Programa é opcional e não gera nenhum custo, podendo também o participante desistir a qualquer momento. Basta apenas comunicar à equipe.

 

Como participar?

  • O paciente poderá ser encaminhado por um médico cooperado
  • O beneficiário poderá ser identificado como elegível pelos sistemas da Unimed Vale do Caí e será contatado
  • Clicando aqui e se inscrevendo, para que possamos entrar em contato

 

Mais informações
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato através do telefone (51) 3649-8960, do setor de Medicina Preventiva da Unimed Vale do Caí, e/ou com o setor de Promoção à Saúde da Unimed Central RS, pelo número (51) 3462-6416 que apoia a realização do Programa.