Programa de Gerenciamento de Crônicos

Programa de Gerenciamento de Crônicos

O Programa de Gerenciamento de Crônicos (PGC) é um benefício gratuito oferecido pela Unimed Vale do Caí aos clientes com perfil de casos crônicos e complexo de saúde, com o objetivo de educar e auxiliar o paciente e seu familiar/cuidador no tratamento e manutenção da saúde.

No Programa, uma equipe de profissionais de saúde da cooperativa coordena a atenção à saúde do cliente, determinando o nível adequado da prestação de serviços e verificando o cumprimento do plano de tratamento pelo cliente.

Este é um programa opcional para o cliente Unimed, sem custos financeiros adicionais. O PGC não substitui a necessidade de acompanhamento do médico assistente. É um programa de acompanhamento e visita domiciliar.

 

Por que aderir ao PGC?

Ao promover a humanização do cuidado e assegurar a qualidade e efetividade dos serviços que estão sendo prestados aos pacientes de casos complexos, o PGC leva à redução de atendimentos emergenciais e internações hospitalares, diminuindo custos assistenciais e melhorando a qualidade de vida dos clientes.

 

Como funciona o PGC?

O Programa funciona através de telemonitoramento.

Trimestralmente, por meio de contato telefônico, um profissional da equipe checa informações de saúde, principais dificuldades e necessidades do cliente e possíveis intercorrências, estabelecendo com isso orientações e novas metas de controle de acordo com o protocolo referente à patologia instalada, considerando o perfil e a individualidade do cliente

As orientações/evoluções, ações e informações de saúde são registradas no prontuário eletrônico de cada cliente, possibilitando que a equipe da Atenção Integral a Saúde (AIS) acompanhe e comprove a periodicidade da assistência prestada a cada cliente, bem como a data de agendamento do próximo contato.


O que é preciso para participar do PGC?

  • Ser usuário do Plano de Saúde Unimed Vale do Caí
  • Ter aceite pôr o próprio paciente ou por parte do representante legal (família)

 

Critérios de Desligamento

  • Desistência do cliente/responsável em participar do Programa*
  • Exclusão do plano de saúde Unimed Vale do Caí
  • Não participação efetiva do cliente no Programa

* O cliente pode solicitar seu desligamento do Programa a qualquer momento que julgue oportuno, sem nenhuma penalidade, entrando em contato com a Atenção Integral à Saúde Unimed Vale do Caí para comunicar a desistência do programa.
 

Quero participar. E agora?

Se você tem o perfil ou quer indicar alguém que tenha para participar do Programa, entre em contato com o Espaço Atenção Integral à Saúde no telefone (51) 3649-8900 ou pelo WhatsApp (51) 99984-3466.