Espaço Parto Adequado

Espaço Parto Adequado

7 Fevereiro 2018

 

 

Apoiamos o Parto Adequado

A Unimed Vale do São Francisco é uma das operadoras apoiadoras do Projeto Parto Adequado, iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. O projeto tem o intuito de redesenhar modelos de cuidado que valorizem o parto vaginal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar, melhorando a segurança da paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês.

Atendendo à Resolução Normativa nº 368 da ANS, alguns documentos são necessários para que seu atendimento seja realizado com excelência. Dessa forma, a Unimed Vale do São Francisco disponibiliza nesse espaço informações que podem esclarecer dúvidas e ajudá-la a decidir pelo melhor para você e seu bebê.

 

Saiba mais sobre o Projeto Parto Adequado no link http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/projeto-parto-adequado .

Clique aqui e consulte o material de apoio

 

Tipos de Parto

 

Nem sempre é possível antecipar qual tipo de parto você vai ter, pois vários fatores contribuem para a indicação. Entre os quais, destacam-se as condições de saúde da mãe e do bebê, a posição da criança dentro do útero e a estrutura da bacia da mãe. O importante é ficar tranquila e conversar com o seu médico sobre a melhor opção para você e seu bebê.

O parto normal

Nesse tipo de parto, a saída do bebê ocorre de forma natural, pois é impulsionado pelas contrações uterinas, ocorre uma recuperação mais rápida da mulher, além de ser menor o risco de hemorragia e infecção. A amamentação normalmente ocorre com mais facilidade devido aos hormônios que são liberados durante o trabalho de parto normal. Também existem vantagens para o bebê, como a redução dos riscos de desenvolver problemas respiratórios e de adquirir infecções.

É indicado a todas as gestações que não possuem contraindicações. A mãe irá sentir as primeiras contrações, perder líquido amniótico não é obrigatório e deverá se conduzir até o Hospital, onde será acompanhada por médico obstetra. Na unidade, a paciente passará pelo período de dilatação e em seguida ocorrerá a saída do neném.

O parto vaginal dura de 8h à 14 horas, em média, em mães que nunca tiveram filhos, e de 7h a 13 horas em pacientes que já tiveram filhos, nunca sendo ultrapassado o período de 24 horas. A recuperação é mais rápida, sem maiores limitações e incômodos.

 

O parto cesáreo

No parto cesáreo, a retirada do bebê ocorre por meio de uma cirurgia e, preferencialmente, somente deve ser indicado em situações em que o parto normal traga maiores riscos para mãe ou para o bebê, como quando não há dilatação vaginal, quando o bebê não se encontra na posição adequada, quando há sangramentos vaginais, quando o bebê é muito grande, entre outros casos particulares que deverão ser avaliado pelo médico que a acompanhou no período de pré-natal.

Preferencialmente, o parto, mesmo o agendado, deve se dar entre a 39ª e 40ª semana de gestação. Agendar uma cesárea de baixo risco, antes desse período pode aumentar a possibilidade de problemas relacionados a prematuridade do bebê.  Por isso, antes de qualquer decisão, converse com o seu médico sobre os benefícios do parto normal.

A mãe pode se valer do princípio da autonomia e escolher o tipo de parto que prefere. Mas é necessário que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido informando qual o tipo de parto que deseja.

Na Região do Vale do São Francisco, a Unimed oferece toda assistência para a sua família:

Hospital Unimed Juazeiro - Hospital Participante do Projeto Parto Adequado

Rua Alan Kardec, 409, Santo Antônio, Juazeiro - BA, CEP 48.903-055

Contato: (74) 3614-7400

 

Percentual de Partos 

Confira os percentuais de partos cesáreos e partos normais realizados no Hospital Unimed em Juazeiro no ano de 2017.

Gráfico que representa a Mediana do Percentual de Partos Vaginais nas Gestantes com Classificação de Robson I a IV janeiro 2017 a dezembro de 2017