Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre Proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. (IBGC, 2014)

Para Unimed Vale do São Francisco é o conjunto de mecanismos e controles, internos ou externos, que permite aos Agentes de Governança – Cooperados, Conselhos e Executivos – definir e assegurar a execução dos objetivos da Cooperativa, garantindo sua perenidade e os princípios cooperativistas.

Os princípios da governança corporativa compreendem os valores herdados ao longo do tempo, nas formas do exercício de suas responsabilidades, na condução dos negócios e nos relacionamentos internos e externos. Aliam-se a esses princípios, os princípios universais de boa governança: conformidade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Órgãos de Governança Corporativa na Unimed Vale do São Francisco 

Assembleia Geral - É a principal instância dos médicos cooperados. Nas Assembleias são eleitos os agentes de governança. São apresentados os principais projetos da cooperativa e realizadas as deliberações em conjunto. A Assembleia é portanto,  a principal representação da governança corporativa.

Conselho de Administração - Sua função é a de tomar decisões sobre a condução dos negócios certificando-se do retorno do investimento a longo prazo bem como a maximização dos resultados e a sustentabilidade da cooperativa.

Conselho Fiscal - Tem como missão, fiscalizar a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral.

Conselho Técnico  - Sua atribuição é instaurar e conduzir processos administrativos para apurar possíveis infrações às normas internas cometidas por cooperados.

Núcleo de Integração com Cooperados (NICOOP) -  Sua função promover a filosofia cooperativista e o conhecimento técnico-científico entre os cooperados.

Diretoria Executiva - Responde, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral.