Voltar

Boletim - Médico - Síndrome do Intestino Irritável

Boletim - Médico - Síndrome do Intestino Irritável

Boletim - Médico - Síndrome do Intestino Irritável

2 Setembro 2016
Você sabe o que é a Síndrome do Intestino Irritável?
 
O coloproctologista da Unimed Vale do São Francisco, José Antônio Guimarães Bandeira, explica que a Síndrome do Intestino Irritável é uma doença que atinge o intestino grosso (cólon) e afeta a motilidade e a sensibilidade intestinal sem estar associada a nenhuma alteração na estrutura e bioquímica das células do órgão. Confira abaixo amis informações.
 
Existe alguma causa para a Síndrome do Intestino Irritável?
Ainda não se sabe ao certo o que pode causar os sintomas da síndrome, entretanto alguns alimentos e o stress estão relacionados ao início ou a piora do quadro. Na verdade os pacientes com a síndrome parecem que tem um sensibilidade aumentada aos diferentes estímulos presentes na luz do intestino grosso.  
 
 Quais os sintomas?
A maioria das pessoas sentem dor, desconforto e distensão abdominal gasosa que estão associadas a alterações nas fezes. Alguns pacientes apresentam constipação, outros diarreia e ainda outros os dois alternadamente. Muco nas fezes pode ser um achado comum. O diagnóstico é feito com a história clínica e o exame físico. Não existe nenhum exame específico para a síndrome e estes somente devem ser solicitados para afastar outras doenças.
 
 Existe algum grupo de risco para a doença?
A doença afeta em média 20% da população e as mulheres são mais afetadas.
 
Quando o paciente deve procurar um especialista?
Todo paciente que apresente dor ou desconforto abdominal associado a alteração nas fezes deve procurar um especialista.
 
Existe tratamento? Quais?
Sim, o tratamento pode ser feito com uma mudança alimentar procurando-se identificar aqueles alimentos que pioram a doença assim como pode-se introduzir medicamentos que vão controlar a sintomatologia como antiespasmódicos, antidiarreicos, laxantes, fibras e antidepressivos. Na maioria das vezes, faz-se necessário um tratamento multidisciplinar com a participação do médico, nutricionista e psicólogo.  
José Antônio Guimarães Bandeira
Coloproctologista
CRM: 13.849/BA e 15.115/PE
 
Locais de Atendimento
Uromed Day Hospital
Rua José Petitinga, próximo ao Grande Hotel em Juazeiro (BA).
Telefone: (74) 36121902 / (87) 988376458

Ascom

Fonte: Ascom