Voltar

Doação de sangue

Doação de sangue

Doação de sangue

29 Julho 2019

 

A Unimed Vale do São Francisco está mais uma vez realizando a campanha Cooperando com o Futuro que inclui a ação nacional Cabide Solidário e este ano trouxe mais uma novidade com o Cooperar está no Sangue que estimula a doação de sangue e medula óssea como forma de contribuir com a vida de milhares de pessoas que necessitam dos bancos de sangue em algum momento da vida.

Por isso, conversamos com o médico hematologista André Magalhães sobre a doação de sangue e medula e ele esclareceu sobre dúvidas mais corriqueiras em relação à doação. Acompanhe:

Unimed: Quem pode doar sangue?

Resposta do especialista: Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos. Os candidatos menores de 18 anos tem que ter consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para realizar a doação. Um adendo importante, o limite máximo para primeira doação é 60 anos 11 meses e 29 dias.

Unimed: O que fazer para doar a primeira vez?

Resposta do especialista: Para todas as vezes, tem que levar um documento com foto, se alimentar com alimentos leves, pois não se pode doar em Jejum. Estar bem hidratado e saudável.

Unimed: Quanto tempo dura a coleta?

Resposta do especialista: A coleta é rápida, depende muito do fluxo da veia do doador, será num tempo máximo de 15min, mas a média é 12min.

Unimed: Quais os procedimentos que devo adotar no dia da doação?

Resposta do especialista: Se alimentar com alimento leve, se hidratar. Dormir bem, não ir pilotando moto, fazer descanso após a doação, evitando atividades físicas ou trabalho pesado. Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h (de preferência 24h), não fumar antes da doação. 

Unimed: Quais os benefícios de doar sangue?

Resposta do especialista: O principal é saber que ajudará alguém podendo até salvar vidas.

Como o corpo reage a doação? Pode acontecer queda da pressão, tontura, náuseas, mas durante a triagem são feitas perguntas, justamente para diminuir o risco de reação adversa. E é importante destacar que na maioria das vezes não há reação alguma.  Nas primeiras 24h ocorrerá à reposição do volume de líquido que se perdeu com a coleta e em média 30 dias se recupera a hemoglobina.

Unimed: E o que é a medula óssea?

Resposta do especialista: Medula óssea é a estrutura que é encontrada dentro dos ossos (conhecida popularmente como Tutano) é que é a fábrica de nosso sangue.  Não se deve ser confundida com a medula espinhal.

Unimed: Quem pode doar?

Resposta do especialista: Pessoas entre 18 e 55 anos e precisa ter boa saúde. O doador fará exames sorológicos para avaliar se não tem doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue.

Unimed: Como é feito o procedimento de doação de medula?

Resposta do especialista: Existem duas formas, mas a mais usada atualmente é como se fosse um procedimento de doação de sangue. O doador recebe uma medicação subcutânea que estimula as células tronco a saírem da medula e vir para o sangue. Por uma coleta especial, conhecida como aférese, se faz a coleta. As células coletadas são preservadas em temperaturas bem baixas e depois são infundidas no receptor. Portanto transplante de medula óssea não é um procedimento cirúrgico.

Unimed: Pode doar varias vezes assim como uma doação de sangue?

Resposta do especialista: A compatibilidade entre doador e receptor é algo difícil de se conseguir. A probabilidade de um doador conseguir ser doador para uma pessoa, já é pequena. Mas na teoria, se ele for compatível com outro receptor, pode sim.

Unimed: O corpo sente falta desse sangue, como funciona a sua recomposição?

Resposta do especialista: Não sente falta. Quem doa, doa porque tem condição de doar (isso para tudo) a reposição se faz de forma natural, com a medula produzindo mais células.

Unimed: Quais os benefícios da doação de medula?

Resposta do especialista: Salvar uma vida, não existe benefício maior!!!

Unimed: Quais as orientações devo seguir para doar e no dia da doação?

Resposta do especialista: Antes de doar são feitos muitos exames para avaliar a saúde do doador (no caso de doador de medula óssea). No dia da doação, a orientação é a mesma para doação de sangue. Alimentação saudável, hidratação.


Texto: Juciana Cavalcante - DRT 4547

Fonte: Ascom