Voltar

Núcleo de terapias em Petrolina amplia possibilidades de tratamento do autismo

Núcleo de terapias em Petrolina amplia possibilidades de tratamento do autismo

Núcleo de terapias em Petrolina amplia possibilidades de tratamento do autismo

22 Janeiro 2020

Especializado no tratamento pediátrico de patologias físicas e cognitivas a exemplo da síndrome de Down, paralisia cerebral, distrofias musculares e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Núcleo de Terapias da Unimed Vale do São Francisco, em Petrolina – PE, obteve um resultado surpreendente em 2019, com o atendimento de crianças de 0 a 12 anos.

Somente para se ter uma ideia dos avanços conseguidos, o setor multiprofissional que cuida do TEA, transtorno caracterizado pela dificuldade na comunicação social e presença de comportamentos repetitivos, realizou mais de 70% dos 21.196 atendimentos feitos pelo Núcleo no ano passado. E o que é mais gratificante, os pacientes conseguiram respostas bastante positivas no aumento da independência, socialização, iniciativa, estímulo das habilidades motoras e desenvolvimento das áreas sensoriais.

De acordo com a fisioterapeuta e gerente de Terapias Continuadas da Unidade, Danielle Alencar, o Núcleo oferece um serviço completo de atendimento pediátrico interdisciplinar. "Contamos com uma equipe de 24 profissionais qualificados nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia", afirmou a gerente que também é especialista em Gestão de Serviço de Saúde.

São desenvolvidas técnicas a exemplo de integração sensorial, terapia aquática, linguagem PECS (comunicação alternativa), TEACCH (programa para melhorar a comunicação), psicomotricidade e análises de comportamento.

Segundo a médica especialista em Neurologia Pediátrica, Adriana Tenório, o trabalho começa com o acolhimento familiar, passa pelo atendimento interdisciplinar e se conclui com um tratamento unificado, individualizado para cada caso. "Aqui os pacientes encontram bons profissionais e com o auxílio dos pais engajados que seguem as orientações médicas, conseguimos melhores resultados com terapias cada vez mais acertadas", ressaltou.

O Núcleo de Terapias da Unimed Vale do São Francisco possui um ginásio equipado, com estrutura completa de integração sensorial (piscina de bolinhas, balanços diversos, tirolesas, cama elástica e parede de escalada) além de três salas com estruturas para integração sensorial, piscina coberta e aquecida.

Serviço: O Núcleo de Terapias da Unimed Vale do São Francisco fica na rua Dr. Nestor Cavalcanti, 206/ Vila Mocó – Petrolina, PE. (87) 3866 – 7936. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Atendimento mediante indicação médica.