Voltar

Unimed VSF cria canal exclusivo para teleatendimento psicológico

Unimed VSF cria canal exclusivo para teleatendimento psicológico

Unimed VSF cria canal exclusivo para teleatendimento psicológico

16 Abril 2020

Receber apoio emocional em momentos difíceis é de suma importância. Pensando nisso, a Unimed Vale do São Francisco criou um canal exclusivo para atender cooperados e colaboradores durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).É o 'Plantão Psicológico', que disponibiliza apoio  visando um enfrentamento adequado aos sentimentos de medos e ansiedades tão comuns nestes tempos de incerteza e insegurança, que afetam a saúde psicoemocional.

 

O serviço, que conta com duas psicólogas, vem sendo oferecido desde o último dia 30 de março e pode ser acessado de segunda a sexta–feira, das 7h às 19h, através dos telefones: 87/3983 -7978 e 3866 - 4272.

 

Segundo uma das psicólogas do Plantão, Sâmia Lemos, o canal vem permitindo aos profissionais de saúde o apoio necessário para enfrentar os desafios e a responsabilidade de quem está atuando na linha de frente. “Com bastante atenção e cuidados especializados, ouvimos cada uma das colocações e procurarmos sempre auxiliar, sugerindo possibilidades de cuidado e condutas frente aos conflitos vivenciados", ressaltou.

 

A psicóloga acrescentou ainda que o espaço de escuta terapêutica mantém o caráter sigiloso e ajuda a não paralisar diante da ansiedade gerada pelo desconhecido. "O medo nos faz pensar que estaremos em uma condição de risco maior do que a realidade, então devemos olhar para o que está acontecendo no tempo presente”, concluiu.

 

A maioria dos contatos iniciais tem sido feito para o conhecido grupo de risco, ou seja, as pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes e portadores de doenças crônicas que estão tendo que lidar com as fragilidades e impotência diante das mudanças na rotina e do distanciamento de seus familiares.